quarta-feira, 25 de março de 2009

Como será que se faz um livro?

Você já deve ter ouvido essa pergunta de uma criança ou de um adolescente, mas muitas vezes não basta respondê-la, é preciso mostrá-la. Para colaborar com o processo de aprendizagem, a PAULUS Editora realiza, há quase 7 anos, o projeto Uma Visita Muito Especial, que consiste na abertura de seu parque gráfico (localizado no Km 18 da Rodovia Raposo Tavares, em São Paulo) e permite que escolas levem suas crianças e adolescentes para conhecerem o processo de produção dos livros. As visitas acontecem toda sexta-feira do mês, no decorrer do ano letivo. O parque gráfico recebe, anualmente, cerca de 4 mil alunos.

A PAULUS oferece dois tipos de visitas: uma com atividades fixas, que possibilita ao aluno conhecer o parque gráfico e o modo de produção do livro (como é feito o fotolito, a impressão, a encadernação e o acabamento), e outra com atividades opcionais, na qual a escola pode escolher, de acordo com os projetos desenvolvidos, mais duas atividades. Todas as atividades realizadas no projeto Uma Visita Muito Especial são monitoradas por arte-educadores preparados para receber os alunos.

Para que a escola visite a gráfica, é necessário que ela adote um livro da PAULUS em sua lista de materiais. O desconto concedido por títulos adotados é de 20%. As crianças que participarem da visita ganharão um “chequinho legal”, que dá direito a 10% de desconto na compra de livros infanto-juvenis da PAULUS. O aluno só poderá usar o cheque no dia da visitação escolar. As escolas interessadas podem entrar em contato pelo telefone (11) 5087-3716 ou pelo e-mail mailto:divulgacao@paulus.com.br

sexta-feira, 13 de março de 2009

Diga porque você gosta de ler e concorra ao sorteio de vários livros

Este Blog criou a promoção “Ler é bom, eu gosto e incentivo”, que vai distribuir entre os leitores, gratuitamente, livros dos mais variados gêneros. Os títulos foram cedidos por Editoras e autores que apóiam esta iniciativa. Para participar é bem simples: basta enviar um Comentário, de no máximo 10 linhas, respondendo à pergunta “Por que eu gosto de ler?” Os textos mais criativos estarão concorrendo, entre outros, a exemplares de Poemarketing, de Johnny Soares (Litteris Editora); Malandros Descolados – O diário da primeira greve geral no Rio de Janeiro, de Francisca Nogueira de Azevedo (Relume Dumará); Renato Archer – Diálogo com o tempo, organizado por Regina da Luz Moreira e Leda Soares (Editora FGV); Pegadas ao Vento, de Sérgio Tavares (Kroart Editora); e Nóbrega, o primeiro Jesuíta do Brasil (Relume Dumará).
Duas edições de luxo - Escola Estadual de Dança Maria Olenewa – Um sonho feito de cores (EMC Edições) e Alegorias – esculturas de uma ópera popular (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro) – também serão sorteadas, assim como títulos de Coleções lançadas pela Secretaria Municipal de Cultura-RJ, através da Editora Relume Dumará, como Arena do Rio (Besteirol, de Flávio Marinho; Zicartola, de Maurício Barros de Castro; e Saúde Pública, de Sarah Escorel) e Perfis do Rio (Lygia Pape, de Denise Mattar; Paulinho da Viola, de João Máximo; Hélio Pellegrino, de Paulo Roberto Pires; e Ferreira Gullar, de George Moura).

Chegou a hora de você, que gosta de ler, escrever. Mande seu comentário e participe da promoção “Ler é bom, eu gosto e incentivo”. Boa sorte!