quinta-feira, 23 de abril de 2009

Hoje é o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor comemora-se hoje, 23 de abril. Desde 1995 que, por iniciativa da Conferência Geral da UNESCO, se celebra em todo o mundo o prazer da leitura. A UNESCO escolheu esta data para festejar o livro por se tratar de um dia emblemático para a literatura mundial. Foi a 23 de abril que, em 1616, morreu Miguel de Cervantes e que, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov. Neste mesmo dia também nasceu e morreu William Shakespeare, entre outros nomes que povoam as nossas estantes.

Em diversas cidades do mundo aconteceram atividades que tiveram o livro como tema principal. Seminários, conferências internacionais, concursos, piqueniques literários, leituras teatralizadas, exposições e distribuições foram apenas algumas delas.

Cada um comemorou como pode. Eu, como sou incentivador da leitura, aproveitei o feriado aqui no Rio de Janeiro para terminar a leitura de um livro sobre Comunicação. Depois, separei alguns livros que doarei amanhã para uma biblioteca pública.

Aproveite o seu tempo livre para ler. A leitura proporciona viagens maravilhosas e conhecimentos extraordinários sobre os mais variados assuntos. Leia e incentive a leitura.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Algumas dicas de lançamentos

VIVA FAVELA - Vários eventos culturais na Livraria Folha Seca, no Centro (RJ), marcaram o lançamento de Vivafavela, o livro de fotografias do Portal Viva Favela. Do acervo de 50 mil imagens do site, foram escolhidas 50 fotos que compõem a a obra. O evento teve a presença de vários artistas da favela, desfile de modelos da agência Lente dos Sonhos, da Cidade de Deus, e o DJ Bola do Complexo do Alemão, além da projeção fotográfica da exposição Moro na Favela e a exibição dos filmes produzidos pelo projeto Curta Favela, do Ponto de Cultura Papo Cabeça/Viva Favela.

NO MUNDO DOS LIVROS - Apaixonado por livros, o imortal José Mindlin, de 94 anos, lança obra para espalhar sua paixão entre os novos leitores. No Mundo dos Livros, com selo da Editora Agir, Mindlin, que é formado em direito pela USP e já foi empresário, advogado, repórter e secretário de cultura em São Paulo, fala de seus autores favoritos, da revolução causada pelo surgimento da imprensa e do acesso à leitura no século XV. O objetivo do imortal é “infectar as pessoas com o vírus da bibliofilia”, por acreditar que não existam pessoas que não gostem de ler. “Elas certamente não foram devidamente estimuladas”, enfatiza.

BRASIL – IMAGENS DA TERRA E DO POVO - Considerado um dos maiores fotógrafos do país, Walter Firmo, de 71 anos, acaba de lançar Brasil – Imagens da Terra e do Povo, que reúne 260 fotos e marca o início de uma nova fase em sua carreira, voltada à abstração. Além das fotos de famosos, como as de Pixinguinha, Cartola e Clementina de Jesus, os anônimos, de várias partes do Brasil, também se fazem presente na obra, algumas em preto-e-branco e outras em cores. Lançamento da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

UMA OUTRA CHANCE PARA A FELICIDADE - Após conquistar mais de três milhões de leitores só na França com o romance Enfim, juntos, a escritora Anna Gavalda – mais bem-sucedida autora francesa desde Marguerite Duras – tece, em Uma outra chance para a felicidade, uma delicada trama sobre um homem na crise da meia-idade em busca de sentido para sua malfadada rotina. Sucesso de público e de crítica, o livro, lançado pela Editora Rocco, confirma a vocação de Gavalda como exímia contadora de histórias sobre as angústias humanas.

domingo, 5 de abril de 2009

Promoção “Ler é bom, eu gosto e incentivo” ganha mais apoios

A promoção “Ler é bom, eu gosto e incentivo”, lançada aqui neste blog há alguns dias, com o objetivo de distribuir gratuitamente diversos livros, acaba de ganhar importantes apoios. Um deles da escritora Nathalia Wigg, que acaba de lançar Essência Azul – O sagrado caminho das estrelas, e enviou um exemplar para ser sorteado entre os leitores.

A Embratel doou livros do Prêmio Imprensa Embratel, que apresentam as reportagens premiadas nas edições 2004/2005 e 2006/2007. Os livros reportam, além da vida profissional dos jornalistas finalistas e vencedores, os principais acontecimentos que marcaram a história do Brasil nesses anos.
Chegou a hora de você, que gosta de ler, escrever. Mande seu comentário e participe da promoção Ler é bom, eu gosto e incentivo.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro terá novas atrações

Consolidado como um dos principais eventos da cidade, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro terá em setembro, entre os dias 10 e 20, a sua 14ª edição, para a qual são esperados cerca de 700 mil visitantes. A programação cultural desta edição contará com investimento de R$ 1,6 milhão – 15% a mais que em 2007 - e será mais diversificada e qualificada, para atender a todas as faixas etárias e perfis de público.

O objetivo dos organizadores da Bienal, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Fagga Eventos, é trazer novas experiências ao público do evento. “Nossa intenção é unir o que já temos de consagrado, o que é sucesso há cinco edições, com novidades”, conta a presidente do SNEL, Sonia Machado Jardim. As novidades da programação cultural contemplam três novos formatos – Floresta de Livros, Livro em Cena e Evento para Mulher. Cada espaço contará com uma curadoria própria, de acordo com conceito da área. O Café Literário continua na grade, que este ano será composta também por exposições.
Os Estados Unidos são o país escolhido para a 14ª edição da Bienal do Rio, que contará com a presença de uma delegação de autores participando de debates e palestras da programação oficial do evento, que terá também a participação de autores de outras nacionalidades.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Livro relata as aventuras do veleiro Brasil 1 na Volvo Ocean Race

Será lançado nesta quinta-feira (2/4), no estande da Volvo na Marina da Glória (RJ), das 19 às 21h, o livro O Desafio Brasil 1 – A Aventura Brasileira na Volta ao Mundo, com texto do jornalista Murillo Novaes e direção de arte do designer Felipe Taborda, que se inspirou nas aventuras marítimas e desenhou um livro-arte, de capa dura, bilíngüe, com formato de 25x35cm, com 70cm.

Idealizado pelo empresário Sergio Mello, sócio da Brasil 1 Esporte & Entretenimento, o livro relata as aventuras do Brasil 1, barco brasileiro comandado por Torben Grael que participou da regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race entre os anos de 2005 e 2006. As mais de 200 fotos, muitas delas inéditas, registram momentos de aflições, desafios em alto mar, conquistas e percalços desde a largada, em Vigo, na Espanha, passando por Capetown, Melbourne, Welligton, Rio de Janeiro, Baltimore, New York, Portsmouth, e Roterdã, até a chegada em Gothemburg.

Ilustrações e causos curiosos sobre a construção do veleiro marcam o tom do livro, que tem registradas histórias como um acidente com um dos tripulantes do veleiro que teve uma costela quebrada; o choque do barco com uma baleia; um incêndio a bordo; a ilustre visita de Gisele Bündchen; o convés rachado por causa de uma forte onda que arremessou o barco contra uma imensa parede de água; e a quebra do mastro do veleiro perto da Austrália, entre tantos outros.