terça-feira, 30 de junho de 2009

Livro conta a história do "pentatri" estadual do Flamengo

O jornalista e escritor Paschoal de Ambrósio Filho lança, na próxima quinta-feira, dia 2/7, o livro Pentatri - A história dos cinco tricampeonatos cariocas do Flamengo, com o selo da Maquinária Editora. A sessão de autógrafos acontece a partir das 19h, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon (Avenida Afrânio de Mello Franco, 290 - Loja 205).
Com a marca Pentatri, a obra é a primeira relacionada à marca alcançada com o título carioca deste ano. O primeiro tricampeonato carioca da equipe rubro-negra veio nos anos de 1942, 1943 e 1944. O segundo, já na década de 50, aconteceu em 1953, 1954 e 1955. Depois, o Rubro-Negro faturou outro tri em 1978, 1979 e 1979 (Especial). O quarto aconteceu em 1999, 2000 e 2001. O quinto, em 2007, 2008 e 2009, veio com triunfos sobre o Botafogo.
Além do quinto tricampeonato, o título de 2009 também valeu ao Flamengo a hegemonia total na competição, superando o Fluminense por 31 a 30. Em 2005, após a conquista estadual pelo Tricolor, a diferença era de 30 a 28 para o clube das Laranjeiras.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Livro de Leda Nagle é lançado em noite festiva em Copacabana

A jornalista Leda Nagle acaba acaba fazer sua estreia no chamado mundo dos livros com o lançamento de Com Certeza: Leda Nagle, Melhores Momentos, que tem o selo da Editora Agir. Foi numa grande festa no Hotel Sofitel, em Copacabana, onde a autora recebeu a visita de inúmeros amigos, como Alcione, Miguel Falabella, Paulo Betti, Lucinha Araujo, Gloria Perez, Nathalia Thimberg, Antonio Pitanga, Ana Botafogo, Tereza Cruvinel e Cora Ronai, entre outros. Leda teve ainda a companhia inseparável do filho, o ator Duda Nagle, que passou a noite ao lado da mãe (foto). "Este livro é dedicado ao Duda, meu filho e meu amigo, a pessoa mais importante da minha vida”, disse a autora.
O livro resume os 30 anos de carreira da jornalista, que fez centenas de entrevistas ao longo deste tempo. Escolher as que incluiria no livro foi um trabalho difícil para Leda Nagle. “O critério para escolher as 30 entrevistas do livro quase me enlouqueceu. Fiz dezenas de listas, li e reli centenas de entrevistas. Acabei me decidindo pelas pessoas que mais me prestigiaram ao longo destes anos, que foram, mais de uma vez, aos vários programas que fiz, como o Jornal Hoje, o Jornal da Manchete,o Agenda do SBT, o Leda Nagle Com Certeza, na TV E, e o Sem Censura, da TV Brasil. Ainda assim foi dificílimo”, concluiu.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Natália Nami autografa "O contorno do sol" na sexta-feira

Na próxima sexta-feira, dia 26, às 19h, na Livraria Travessa de Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 572), Natália Nami autografa O contorno do sol, lançamento da Editora Rocco. Finalista do concurso Contos do Rio, promovido pelo jornal O Globo no ano passado, a escritora e professora Natália Nami faz sua estreia na narrativa longa. Em seu primeiro romance, apresenta uma protagonista dilacerada pela solidão, dividida entre suas memórias e uma angústia que a faz adiar a decisão de atender ou não a campainha que soa insistente lá fora. Ela sabe quem ou o quê a espera; mas o leitor, não.
Presa nesse dilema, que é para o leitor um enigma, Flávia, uma mulher de meia idade marcada por um grande trauma de infância, relembra sua história. Nesse caleidoscópio demasiadamente humano, fatos, sonhos, sentimentos e sensações se misturam, assim como lembranças dolorosas se alternam com reminiscências singelas, dando forma a uma narrativa densa, intimista e rica em metáforas, à la Clarice Lispector.

Bienal do Livro Rio 2009 aumenta investimento na programação cultural

A Bienal do Livro Rio, de 10 a 20 de setembro de 2009, no Riocentro, chega à sua 14ª edição oferecendo uma programação cultural diversificada e dinâmica para atender a todos os perfis de público e faixas etárias.

O sucesso da Bienal reflete uma das suas principais marcas: a inovação. Este ano, o evento vai ousar mais uma vez, apresentando aos visitantes novos espaços, com uma proposta interativa capaz de aproximar ainda mais os leitores do universo do livro. A programação cultural desta edição contará com um investimento de R$ 1,6 milhão - 30% a mais que em 2007.

As inovações da programação cultural estão em três novas áreas: Floresta de Livros, Livro em Cena e Mulher & Ponto!. Cada espaço terá uma curadoria própria, de acordo com o conceito da área. O consagrado Café Literário continua na grade, que será composta também pela Exposição José Olympio: o Editor e sua casa.

A Bienal do Livro 2009 promete superar todas as expectativas de mídia e de público. Ou seja: o que já era bom vai ficar melhor ainda!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Bienal do Livro do Rio tem nova atração exclusiva para mulheres

Maioria entre os leitores de quase todos os gêneros literários, as mulheres vão ganhar um espaço exclusivo na XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro: o Mulher & Ponto!. Com uma programação inteiramente planejada para o público feminino, a nova atração da Bienal vai receber autores de diversas áreas para discussões sobre comportamento, literatura, filosofia, família e relacionamentos afetivos, tudo sob a perspectiva delas.
A curadoria do espaço ficará a cargo da jornalista Sonia Biondo. Autora do livro "Mulher Integral” e com passagens por diversas redações de revistas e jornais, Sonia também assina a criação e direção de programas de sucesso, como o “Superbonita”, do canal GNT, além de manter o blog “Que Beleza”.
"Mulher e livro têm tudo a ver e ponto. Ler exige dedicação, imaginação e entrega - comportamentos tão familiares ao ser feminino", diz Sonia. "Para mim, participar como curadora do espaço é uma oportunidade preciosa: a de poder promover esse encontro entre autores, pensadores e criadores, e o seu público feminino, sempre tão ansioso por conhecimento e crescimento pessoal. Todos os assuntos são bem-vindos no Espaço Mulher & Ponto, desde que falem direto à mulher plural do século 21, com tantas faces e um único e poderoso potencial transformador", conclui.
O novo espaço Mulher & Ponto! é uma das muitas novidades que você vai ver na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, de 10 a 20 de setembro, no Riocentro.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Duas dicas de bons lançamentos

A Editora Contexto convida para o lançamento do livro “Guerra irregular: terrorismo, guerrilha e movimentos de resistência ao longo da história”, de Alessandro Visacro. Será no próximo dia 8, a partir das 19h, na Saraiva MegaStore do Rio Sul Shopping Center (Avenida Lauro Müller, 116, 3º piso), em Botafogo-RJ. O livro trata da Irlanda (ira) e da Espanha (eta), de Cuba e da China, da Argélia e do Afeganistão, de israelenses e palestinos, da Colômbia e do Brasil, onde, segundo o autor, já se trava uma verdadeira guerra irregular, em que o Estado está ameaçado.


As Edições GLS e a Livraria Saraiva MegaStore (SP) promovem no dia 13 (sábado), das 19h às 22h, a noite de autógrafos de "Entre mulheres – Depoimentos homoafetivos", de Edith Modesto. Este livro traz depoimentos de mulheres lésbicas e bissexuais de várias idades, profissões e classes sociais. Os temas são variados: relações familiares, juventude, religião, trabalho e preconceito. Trata-se do relato vivo da experiência de cada uma dessas mulheres, que deixaram todo o conforto emocional do mundo convencional para viver a dura vida de homossexual em um país tipicamente machista. A autora fará um bate-papo sobre o tema do livro às 20h30, no Espaço Mário de Andrade da livraria (Rua Treze de Maio, 1947 – Piso Paraíso).

terça-feira, 2 de junho de 2009

Editoras universitárias realizam encontro anual no campus da UFF, em Niterói

Começou hoje a 22ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias, no campus da Universidade Federal Fluminense, no Gragoatá, em Niterói (RJ). Durante o evento, que se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 5, será eleita a nova diretoria da ABEU.

O encontro reunirá, além dos representantes das editoras das universidades brasileiras, feras do marketing, como o publicitário Lula Vieira; o imortal Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras; o diretor de negócios do Google, Rodrigo Paranhos Velloso; e Carlos Alberto Teixeira, da Revista Digital de O Globo, entre outros. Em pauta, debates sobre temas como O papel das editoras universitários no cenário brasileiro; Marketing do livro; A nova reforma ortográfica, Direito Autoral/Creative Communs e O livro e as novas tecnologias, entre outros.

Paralelamente, será realizada a IV Feira das Editoras Universitárias, com descontos de 30% a 50% nos livros de 31 editoras de todo o país, que participam do evento. A feira acontecerá das 10h às 19h, no Bloco B do campus Gragoatá, na Avenida Visconde do Rio Branco, s/nº, em Niterói.

Programação imperdível para os amantes de uma boa leitura.