domingo, 28 de fevereiro de 2010

Morre em São Paulo o bibliófilo José Mindlin, que sonhava transformar o Brasil num país de leitores

Foi com tristeza que li hoje, em O Globo online, a notícia sobre a morte, na manhã deste domingo, em São Paulo, do empresário e bibliófilo José Mindlin (foto), de 95 anos, de falência múltipla dos órgãos. Viúvo de Guita Mindlin, o empresário deixou quatro filhos, netos e bisnetos.

Mindlin, para quem “os livros podem ajudar a salvar o país das garras da violência”, era o maior colecionador de livros do Brasil e possuia uma das maiores bibliotecas particulares do país com mais de 38 mil títulos reunidos desde que Mindlin tinha 13 anos. Parte de sua coleção foi doada pelo intelectual ainda em vida para a Universidade de São Paulo (USP). Mindlin era membro da Academia Brasileira de Letras desde 2006, onde ocupava a cadeira de número 26.

Personalidade atuante em diversos meios como o cultural, da educação, na economia, da política, da ciência e empresarial, José Mindlin publicou "Uma vida entre livros - reencontros com o tempo e memórias esparsas de uma biblioteca", lançou um CD de poesia e, em 2006, foi eleito a personalidade do ano no Prêmio Faz Diferença, concedido pelo jornal O Globo.

Para encerrar esta nota de uma forma mais otimista, reproduzo uma frase da jornalista Miriam Leitão, publicada hoje em seu blog, sobre a morte de Mindin:

O consolo no momento em que o Brasil perde o gigante dos livros é saber que ele se encontrará com sua Guita e juntos falarão os poemas de Petrarca, ou lembrarão as histórias de 22, ou pensarão juntos em como tornar o Brasil, um dia, um país de leitores.”

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Três dicas de lançamentos. Renove sua estante....

INCLUSÃO NA PRÁTICA - Estratégias eficazes para a educação inclusiva, de Rossana Ramos, com o selo da Summus Editorial, é destinado a educadores de todos os níveis de ensino e a pais. O livro mostra como a escola pode se transformar no palco da verdadeira educação inclusiva. Para Rossana Ramos, crianças e adolescentes com deficiência – seja ela física, mental ou múltipla – não devem frequentar instituições especiais. Ao contrário, precisam interagir com crianças e adultos sem deficiência para, assim, adquirir habilidades e algum grau de autonomia.


Linguagem é comunicação. E comunicar-se não é somente transmitir informações, mas também dar ordens, fazer pedidos, dar explicações: persuadir o outro. Em A força das palavras – dizer e argumentar, Ana Lúcia Tinoco Cabral mostra como a argumentação se insere na língua e, mais especificamente, como a persuasão é inerente às palavras. Ao fazer uma investigação de marcas linguísticas de argumentação, o livro fornece conceitos que envolvem o tema através de exemplos variados e, ao mesmo tempo, oferece sugestões para a prática do ensino da escrita. Lançamento da Editora Contexto.


Alice no País das Maravilhas já foi reproduzido por muitos escritores e produtores cinematográficos, como Tim Burton, que escolheu Johnny Depp para interpretar o Chapeleiro Maluco em sua adaptação, prevista para estrear no Brasil em abril de 2010. A história, que encanta gerações no mundo todo, também inspirou o mineiro Jorge Fernando dos Santos a lançar, pela Editora PAULUS, o livro Alice no país da natureza, um reconto do clássico de Lewis Carroll, com uma versão diferente e bastante atual sobre a consciência ambiental. O autor conta a aventura das duas personagens e de inúmeros outros seres que elas encontram pela mata durante a missão, detalhando a fauna, a flora e a riqueza da beleza natural.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Livro "6 x Mengão" será lançado hoje na Livraria Travessa do Shopping Leblon

Com selo da Maquinária Editora, o jornalista Paschoal Ambrósio Filho lança hoje (22/02) o livro “6 x Mengão”, a partir das 19h, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon (Av. Afrânio de Mello Franco, 290, loja 205, Leblon).

No livro, Paschoal, mesmo autor de “Pentatri”, escreve sobre os seis títulos do time rubro negro no Campeonato Brasileiro (1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e, especialmente, 2009). O autor convida para uma empolgante viagem onde são contados todos os detalhes dessa façanha rubro-negra.

6 x Mengão” traz ainda depoimentos inéditos de Zico, Júnior, Rondinelli, Raul, Ronaldo Angelim e Andrade, além de 42 fotos e as fichas dos 155 jogos disputados.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Meu livro "Um amor diferente" é tema de página na revista Exatas Passatempos

Foi com muita alegria e emoção que recebi a revista Exatas Passatempos, série Mogno. Publicada pela LR Editora, a edição 26 tem a capa dedicada à "Vampiromania", destacando que True Blood, The Vampire Diaries e Lua Nova ganham milhares de fãs na TV e no cinema.

O que isto tem a ver com este blog ou comigo? Bem, é aí que entra a alegria e a emoção: a página 6 é dedicada ao meu livro infantil – Um amor diferente. No passatempo Risque Palavras Exatas, o leitor tem que encontrar várias palavras que aparecem no livro e no texto da revista, como Corugilda, Gatoso, Diferente, Barulho, Floresta e Infância, entre outras. Para ilustrar a página, uma foto minha e a capa do livro. Não é para ficar orgulhoso, alegre e emocionado?

Neste agradecimento à LR Editora, em especial ao meu amigo Ney (Sidney Ferreira), aproveito para indicar os produtos da empresa: além das diversas séries da Exatas Passatempos, o livro “Meu caminho”, de Adriana Bragança; a revista-poster “Fato Venério”, com histórias de Maurício Manfrini e seu personagem Paulinho Gogô; e os produtos do apresentador da Super Rádio Tupi, Clóvis Monteiro (CD, DVD e livro).
Para conhecer em detalhes essas dicas, visite o site da LR (http://www.lreditora.com.br/).

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Às vésperas do Carnaval, história e curiosidades sobre o samba de enredo são contadas em livro

O tom poético e a originalidade são elementos essenciais em um bom samba de enredo. Com muitos carnavais nas costas e conhecedores desta máxima, Alberto Mussa e Luiz Antonio Simas mergulharam no universo do Carnaval e agora apresentam o livro Samba de enredo: história e arte, lançamento da Editora Civilização Brasileira. Pela primeira vez o surgimento do gênero é tratado como um processo histórico.

Depois de ouvir 1.324 sambas de enredo, a dupla de bambas reuniu o que há de mais relevante e curioso sobre este que é o único gênero épico genuinamente brasileiro. As origens, os fatores determinantes, as curiosidades e muitos personagens são revelados no livro. Os autores ainda apontam para uma crise do gênero iniciada no fim dos anos de 1980.

Mussa e Simas revelam fatos que justificam o respeito e até mesmo a reverência do mundo do samba a escolas como Mangueira, Portela e Unidos da Tijuca. Segundo os autores, elas foram as primeiras a se organizarem em forma de escolas de samba e são apontadas por muitos estudiosos como precursoras do samba de enredo. Já o Salgueiro aparece como precursor na escolha de temas afros em seus enredos. Além destas, todas as outras escolas aparecem no livro com suas contribuições para o Carnaval.

Os autores indicam como a evolução gênero foi fortemente influenciada pela história social, cultural e política do Rio de Janeiro e do Brasil: a manifestação do morro, a malandragem carioca, a Era Vargas e a Ditadura Militar, entre outros fatores pautaram as decisões das escolas de samba na escolha dos enredos.
Outra curiosidade apresentada é que, nos primeiros desfiles, o samba ainda não necessitava estar necessariamente atrelado ao enredo proposto e os desfiles deveriam durar, no máximo, 15 minutos. Os autores ainda mostram a importância do verso, da rima e da melodia na criação das músicas. Como amantes deste gênero que arrasta multidões, Mussa e Simas recomendam: “Leiam o livro cantando”!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Livro "Pelé 70" é lançado durante Tour da Taça FIFA da Copa do Mundo

Cobiçada pelos 32 países que vão disputar o Mundial da África do Sul, a Taça FIFA da Copa do Mundo chegou ao Rio de Janeiro na manhã de hoje (6/2), onde fica em exposição no Forte de Copacabana até amanhã, seguindo depois para São Paulo, Chile e Argentina.
Além do troféu, quem atraiu as atenções e se transformou na grande atração do evento foi o Rei Pelé: tricampeão mundial, ele posou ao lado da taça e foi homenageado com o lançamento do livro Pelé 70, uma fotobiografia com 84 imagens raras de sua vitoriosa carreira, patrocinado pela Coca-Cola e editado em conjunto pela Realejo Livros & Edições e pela Editora Brasileira.

Pelé 70, em comemoração ao aniversário de 70 anos do Atleta do Século, a serem completados em outubro, reúne fotos pesquisadas com carinho por dois santistas fanáticos, José Luis Tahan e Pedro Fernandes Saad. O livro, com textos em português e inglês, é uma obra super interessante sobre a carreira do Rei do Futebol, inclusive fora das quatro linhas: tem até mesmo a foto da propaganda que ele fez para a Ducal, uma enorme rede de lojas masculinas e, principalmente, ternos prontos, uma novidade nos anos 50, 60 e 70.

A maioria das fotografias foi conseguida no acervo da Agência Estado, com destaque para o trabalho de Domício Pinheiro, que morreu em 1998, aos 76 anos, depois de ter acompanhado de perto toda a carreira do Atleta do Século 20. O livro também traz textos de pessoas que conviveram de perto com o atleta durante sua fase áurea, como o ex-jogador José Macia, o Pepe.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Primeira dica de 2010: Guia do Carnaval vai ajudar foliões a entender melhor a festa

Passado o período dedicado à família e à conclusão dos trabalhos acadêmicos, é hora de retomar as atividades deste Blog. E, como estamos a poucos dias do Carnaval, considerada a maior festa popular do mundo, começo o ano de 2010 falando da novidade que a Riotur vai apresentar para quem comparecer ao Sambódromo, na Avenida Marquês de Sapucaí, para assistir aos desfiles dos grupos de Acesso A e Especial das escolas de samba nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro.

O órgão vai lançar o Guia do Carnaval, de 72 páginas, que será bilíngüe e terá tiragem de 200 mil exemplares. Além da ficha técnica de cada escola, vai contar ainda com a letra de todos os sambas-enredo, informações sobre as agremiações e curiosidades das escolas de samba. Com o lançamento do roteiro especial, cariocas e turistas terão mais facilidade de compreender o que for apresentado na avenida, pois o guia explicará o significado do enredo, da fantasia e demais alegorias apresentadas pelas escolas. O roteiro leva a assinatura do historiador Marcos Roza.

Na opinião do Secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, essa iniciativa vai aproximar ainda mais o público das escolas durante os desfiles. Ele destacou que o roteiro dos desfiles é um ótimo instrumento para que o público admire ainda mais o espetáculo.

O historiador Marcos Roza, idealizador do projeto e coordenador ao lado da equipe de Comunicação Social da Riotur, garante que o roteiro das escolas só será distribuído no dia dos desfiles, nas arquibancadas e camarotes. Isso vai garantir que possíveis surpresas preparadas pelas agremiações não sejam divulgadas antes dos desfiles.

Os guias também estarão disponíveis nos postos de informações turísticas da Riotur e no site http://www.rioguiaoficial.com.br/.