terça-feira, 28 de setembro de 2010

Prêmio Jabuti 2010: CBL anuncia vencedores no dia 1 º de outubro

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) realiza apuração dos vencedores da 52ª edição do Prêmio Jabuti no próximo dia 1° de outubro (sexta-feira), a partir das 10 horas da manhã, na sede da entidade, em São Paulo. Após a apuração e homologação, serão conhecidos os vencedores de cada categoria.

A cerimônia de entrega acontece no dia 4 de novembro, quando serão anunciados o Melhor Livro do Ano de Ficção e o Melhor Livro do Ano de Não-ficção (cada vencedor do prêmio máximo recebe 30 mil reais e mais uma estatueta dourada do Prêmio Jabuti) – a escolha de ambos vencedores é feita por um júri formado por editores.

Uma das novidades da edição deste ano do Prêmio Jabuti é o prêmio “Voto Popular” ficção e “Voto Popular” não-ficção - votação do público aberta pela internet. A votação poderá ser feita pela internet, por meio do site www.premiojabuti.org.br, entre os dias 5 e 31 de outubro de 2010. O objetivo do “Voto Popular” é aproximar o grande público da premiação.

Concorrerão ao prêmio “Voto Popular” ficção os três vencedores das seguintes categorias: Romance; Contos e Crônicas; Poesia; Infantil; e Juvenil.

Concorrerão ao prêmio “Voto Popular” não-ficção os três vencedores das seguintes categorias: Teoria / Crítica Literária; Reportagem; Ciências Exatas, Tecnologia e Informática; Economia, Administração e Negócios; Direito; Biografia; Ciências Naturais e da Saúde; Ciências Humanas; Didático e Paradidático; Educação, Psicologia e Psicanálise; e Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes.

Os premiados na categoria Ficção e Não-ficção eleitos pelo júri popular receberão uma placa em homenagem à conquista.

sábado, 25 de setembro de 2010

Justiça substitui pena por doação de livros para escolas

Li uma notícia hoje (25/9) no site do jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/) que me chamou a atenção e, por isso, fiz questão de reproduzi-la abaixo, pois tem tudo a ver com o objetivo deste blog, que é o de incentivar a leitura.

Juiz reverte penas em doação de livros para escolas em Presidente Venceslau, SP

Plantão
Publicada em 25/09/2010 às 16h16m

SÃO PAULO - A aplicação de penas alternativas que punem o indivíduo sem restringir a liberdade já é uma realidade no Brasil. Em Presidente Venceslau foi iniciada uma medida inédita: a substituição da pena por doação de livros, em casos de pequenos crimes. Este exemplo de valorização da educação vem da cidade paulista que tem a penitenciária com alguns dos presos mais perigosos do Brasil.

A primeira escola infantil beneficiada é a Joaquim Rodrigues. A escola recebeu 66 livros novos.

- Leitura é sempre muito bom. Então, esse acervo veio enriquecer o acervo que cada uma das escolas já tem, fazendo com que as crianças convivam com os livros desde muito cedo - disse a diretora Aldora Maia Veríssimo.

Essa foi a primeira remessa de livros. Nos próximos meses devem chegar outras. A iniciativa foi do poder judiciário. A ideia de transformar punição para crimes em doação de livros para escolas públicas é do juiz de direito Silas Silva Santos.

- Delitos cuja a pena máxima não supere dois anos e pessoas que tenham bons antecedentes, primários e que não tenham sido beneficiadas nos últimos cinco anos com medida semelhante - explica o juiz

A pena alternativa precisa da aprovação dos advogados de defesa e dos promotores. Depois do acordo, o processo é extinto.

- Nós não estamos fazendo nada que a lei não permita. Nós estamos apenas dando um foco, digamos assim, voltado para a educação - afirma o promotor de justiça André Luís Felício.

- A partir do momento que as crianças tiverem maior acesso à informação, à formação de caráter, de cidadania deles, eu penso que nós tendemos a ter uma sociedade melhor - diz o juiz Silas Santos.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Livro conta os bastidores do filme “5x Favela - Agora por nós mesmos”

O filme ‘5x Favela, Agora Por Nós Mesmos’, com produção de Cacá Diegues e Renata de Almeida Magalhães, acaba de ‘sair’ das telas dos cinemas para as páginas do livro homônimo, escrito por Paola Barreto e Isabel Diegues, da Editora Cobogó. Elas passaram três meses selecionando e editando manuscritos, bilhetes, fotografias, e-mails e outras anotações. O livro ‘5x Favela, Agora Por Nós Mesmos’ é recheado de informações dos bastidores do filme, que nasceu após três anos de oficina de cinema, e virou sucesso em todo o país.

No filme, cinco histórias são contadas sob a direção de sete novos diretores vindos de comunidades carentes. São eles ‘Fonte de Renda’ (Manaíra Carneiro & Wagner Novais), ‘Arroz com Feijão’ (Cacau Amaral & Rodrigo Felha), ‘Concerto para Violino’ (Luciano Vidigal), ‘Deixa Voar’ (Cadu Barcelos) e ‘Acende a Luz’ (Luciana Bezerra). Segundo Isabel Diegues, eles foram muito generosos com o material. “Todos os que estudam cinema ou já fazem irão se reconhecer um pouco neste livro, que fala de todo o processo criativo”, disse.

A obra literária, acima de tudo, é mais que um registro de experiências e afetos. É o relato de um projeto audacioso que se fez com seriedade e leveza. E, portanto, é um instrumento importantíssimo para jovens cineastas, das favelas ou não, que queiram embarcar nessa grande aventura de fazer cinema no Brasil.

Cacá Diegues, que assina a apresentação do livro, se viu em alguns trechos do livro. “Eu me vi nele porque eu também comecei com uma turma de cineastas, 50 anos atrás. E vi que neste livro, pela primeira vez estamos falando da fabricação de um filme sem teorizar. É o registro da prática, um roteiro sentimental do que foi feito nas filmagens”, concluiu o diretor.

domingo, 19 de setembro de 2010

Lançamento de "Memória de Repórter" vai marcar inauguração do Centro de Cultura e Memória do Jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro inaugura o Centro de Cultura e Memória de Jornalismo (CCMJ) em cerimônia no próximo dia 23, quinta-feira, às 20h, no Auditório João Saldanha – Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar, Cinelândia.

Simultaneamente, haverá a inauguração da Sala Joel Silveira no CCMJ e o lançamento do livro “Memória de Repórter: Lembranças, casos e outras histórias de jornalistas brasileiros – décadas de 1950 a 1980”. A Sala Joel Silveira reúne preciosidades da história da imprensa e o acervo de livros e objetos doados pela família do famoso poeta e jornalista sergipano, nascido em 23 de setembro de 1918. O Centro funcionará provisoriamente em um grupo de salas no sétimo andar do prédio da Evaristo da Veiga 16.

Lançado em 2008, o CCMJ é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas e tem patrocínio da Petrobras. Seu objetivo visa à preservação e ao registro da história da imprensa brasileira, a partir da constituição de um acervo e do desenvolvimento de atividades e produtos para difundi-la entre profissionais, estudantes e o público em geral.

Jornais contam o cotidiano, a soma de cotidianos faz história. E quem é que faz os jornais? Quem conta os cotidianos do mundo? Aliás, quem fazia os jornais e revistas em seus tempos de desafios e romantismo, sem os recursos tecnológicos de hoje? Como eram feitos os jornais? Que lições merecem ser guardadas?

As respostas a estas e outras perguntas estão no livro "Memória de Repórter", em dezenas de fotos e ilustrações de época, que reúne depoimentos de jornalistas que ao longo das últimas décadas fizeram história e a contaram em jornais e revistas. São 60 profissionais com lugar assegurado entre os construtores da informação em nosso país. Por meio desses depoimentos é possível traçar neste livro a trajetória não apenas da imprensa, mas do próprio Brasil.

Entre os entrevistados estão os jornalistas Alberto Dines, Augusto Nunes, Ana Arruda, Caco Barcellos, Cícero Sandroni, Clóvis Rossi, Dácio Malta, Ferreira Gullar, Janio de Freitas, José Louzeiro, Lan, Luiz Garcia, Marcos de Castro, Maurício Azêdo, Milton Coelho da Graça, Murilo Melo Filho, Sandra Passarinho, Sérgio Cabral, Villas-Bôas Corrêa e Zuenir Ventura.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Você sabe escrever um haicai? Então participe do I Prêmio Litteris de Haicai

Se você é um dos apreciadores do gênero haicai, prepare sua inspiração: a Litteris Editora está promovendo o I Prêmio Litteris de Haicai. O haicai é um pequeno poema de três versos, através do qual você escreve sobre suas emoções, imagens, comparações, sugestões, suspiros, desejos, sonhos, etc.

Neste concurso, cada participante poderá concorrer com até 6 (seis) haicais. As obras deverão ser enviadas em língua portuguesa e as inscrições estarão abertas até o dia 30 de setembro de 2010 (vale como comprovante de envio o carimbo postal ou e-mail). Confira o regulamento e dicas de como escrever um haicai no site (http://www.litteris.com.br/concurso_haicai.htm). 


Depois, prepare e envie suas obras o mais rápido possível.

Boa sorte!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Lançada na França, biografia não autorizada de Carla Bruni diz que ela é 'devoradora de homens'

Chega hoje (15/9) às livrarias francesas um livro que promete muito polêmica em todo o mundo: “Carla, Une Vie Secrète” (Carla, Uma Vida Secreta, em tradução livre), biografia não autorizada da primeira-dama francesa, escrita pela jornalista Besma Lahouri, também autora do best-seller sobre o jogador Zinedine Zidane - “Zidane: Revelações sobre o Maior jogador do Mundo”.

Com o selo da Editora Flammarion, a obra, ainda sem previsão de chegar ao mercado brasileiro, tem tiragem inicial de 30 mil exemplares. Porém, a julgar pelo interesse do público em ler partes do livro publicadas pelo semanário francês “Marianne”, novas edições terão que ser impressas em breve.

Carla, Une Vie Secrète” apresenta a mulher do presidente francês, Nicolas Sarkozy, como uma verdadeira “devoradora de homens”, viciada em cirurgias plásticas e contrária à monogamia. A biografia, no entanto, segundo a autora, não foi escrita para ofender Carla Bruni. “Quis apenas mostrar quem é nossa primeira-dama. E cheguei à conclusão de que ela não serve para o posto que ocupa”, afirma Besma Lahouri, ex-repórter da revista L’Express.

Para ter Bruni como mulher do presidente direitista Nicolas Sarkozy, o Palácio do Eliseu tentou apagar o passado da atual primeira-dama, moldando-a como uma mulher calma, comportada, respeitada e de fala mansa. Essa ‘operação’, diz Besma, também se reflete na seleção rigorosa que a presidência francesa faz dos jornalistas com acesso a ela. Durante a apuração do livro, a escritora chegou à conclusão de que a Carla Bruni apresentada oficialmente é praticamente o oposto da real e que o presidente Sarkozy é mais imprevisível do que sua mulher.

domingo, 12 de setembro de 2010

O fascinante universo de Eragon chega às livrarias no próximo dia 25

O reino encantado criado pelo norte-americano Christopher Paolini no sucesso mundial ‘Eragon’ está mais perto do que nunca. Chega às livrarias pela Editora Rocco, no próximo dia 25, o aguardado O guia da Alagaësia de Eragon, que revela detalhes do fascinante universo de Eragon, Eldest e Brisingr. Repleto de ilustrações, mapas, texturas e dobraduras, o livro traz curiosidades sobre o reino da Alagaësia. Um verdadeiro tour pelo mundo mágico do ciclo ‘A Herança’, guiado pelo próprio Eragon, protagonista da série.

Desvendando o ‘juridiquês’ das eleições

A cada eleição as regras eleitorais fixadas para candidatos e partidos políticos se tornam mais formais e minuciosas. Apesar das frequentes atualizações, a interpretação dessa legislação nem sempre é de fácil entendimento. Com o objetivo de auxiliar candidatos e equipes de campanha, o advogado especializado em Direito Eleitoral Anderson Pomini escreveu o livro DIREITO ELEITORAL – Teoria & Prática – ELEIÇÕES 2010 e 2012, que tem o selo da Exterior Editora.

Na obra, Pomini detalha toda a legislação eleitoral para as próximas eleições. Sem o “juridiquês”, que distancia a linguagem jurídica do cidadão comum, o autor explica o que pode e o que não pode se feito no processo eleitoral - as regras de financiamento de campanha, o passo a passo da prestação de contas, o uso da Internet, com todas as referências legais, e as implicações aos seus infratores.

Em livro, a história da televisão no Brasil

Em 18 de setembro de 1950, o Brasil viu, pela primeira vez, a televisão em funcionamento. A transmissão sofreu problemas, os aparelhos eram escassos e a programação uma incógnita. Ainda assim, inaugurou-se uma nova relação do brasileiro com o mundo da imagem. Hoje, não importa onde seja o lar, uma modesta casa de quarto e sala ou um sofisticado apartamento: lá reinará um aparelho de televisão.

E o livro História da Televisão no Brasil, de Ana Paula Goulart Ribeiro, Igor Sacramento e Marco Roxo, lançado pela Editora Contexto, conta em detalhes a trajetória desse meio de comunicação, analisando sua importância na estruturação da política, da economia e da cultura brasileiras, além do seu impacto no público. Dos programas de auditório aos humorísticos, das novelas às minisséries, dos jornais aos programas interativos, o livro é um passeio indispensável para estudantes, professores na área de comunicação e todos aqueles que querem conhecer a televisão brasileira.

Edições Loyola tem obra indicada ao Prêmio Jabuti 2010

Além do sucesso de seu lançamento, por Edições Loyola, o livro Sorriso da linguagem: brincadeiras e jogos para o ensino de Língua Portuguesa, de Paulo Nunes de Almeida, foi agraciado com a indicação ao Prêmio Jabuti 2010, na categoria Didáticos e Paradidáticos. O Prêmio Jabuti, que está em sua 52ª edição, é considerado, por sua abrangência, o maior e mais completo prêmio literário do Brasil.

A primeira apuração decidiu entre os 2.867 livros inscritos, divididos em 21 categorias, das quais, em cada uma delas, foram selecionados apenas dez. De acordo com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), responsável pela premiação desde 1959, essa primeira apuração já é um mérito aos autores, pois, diante do recorde absoluto de inscrições deste ano, a escolha foi muito difícil.

A cerimônia do Prêmio Jabuti 2010 ocorrerá em 4 de novembro, na Sala São Paulo.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"História dos Campeonatos Cariocas de Futebol 1906/2010" chega às livrarias na segunda-feira

Um dos livros de literatura esportiva mais aguardados dos últimos tempos, desde que a primeira edição esgotou-se na época do lançamento, em 1997, a História dos Campeonatos Cariocas de Futebol chega às livrarias com novo projeto gráfico, revisado e atualizado até a disputa de 2010. O lançamento acontece na próxima segunda-feira, dia 13, a partir das 19h, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon (Av. Afrânio de Mello Franco, 290, loja 205, Leblon).

Livro de referência, escrito a quatro mãos pelo jornalista Roberto Assaf e pelo pesquisador Clovis Martins, a obra, que tem o selo da Maquinária Editora, traz todas as informações desde o primeiro campeonato, disputado em 1906. Em cerca de 600 páginas, são contados os feitos de craques como Marcos Carneiro de Mendonça, Fausto, Domingos da Guia, Leônidas da Silva, Zizinho, Ademir, Didi, Garrincha, Dida, Zico, Rivellino, Roberto Dinamite e Romário, entre muitos outros ícones do nosso futebol.

sábado, 4 de setembro de 2010

As divas eternas do rádio nacional agora imortalizadas em livro

Acaba de chegar às livrarias brasileiras o livro “As divas do rádio nacional – As vozes eternas da Era de Ouro”, escrito por Ronaldo Conde Aguiar, doutor em sociologia, escritor e professor de Cultura Brasileira. A obra, lançada pela Editora Casa da Palavra, é um tributo às estrelas do rádio brasileiro, aos chamados “Anos Dourados”, quando a cena prosaica — e impensável nos dias atuais — de uma família reunida, diariamente, em volta de um aparelho de rádio era bastante comum.

Retrato da “Era de Ouro” do rádio brasileiro, o livro revive a época em que nomes como Angela Maria, Elisete Cardoso, Isaurinha Garcia, dentre tantas outras, foram elevados ao status de ídolos nacionais।

“Este livro é mais que uma homenagem às divas do rádio. Ele é uma espécie de viagem a uma época em que tínhamos menos pressa e mais amor pelas nossas coisas”, afirma Ronaldo Conde Aguiar, que decidiu biografar 14 divas: Dolores Duran, Zezé Gonzaga, Ademilde Fonseca, Angela Maria, Emilinha Borba, Marlene, Dalva de Oliveira, Maysa, Elisete Cardoso, Nora Ney, as irmãs Linda e Dircinha Batista, Isaurinha Garcia e Inezita Barroso.