quinta-feira, 29 de setembro de 2011

‘Pixinguinha na Pauta’ entra na disputa pelo Prêmio Jabuti com a desclassificação de mais uma obra


A Comissão do Prêmio Jabuti, em reunião extraordinária presidida por seu curador, José Luiz Goldfarb, desclassificou hoje (29), em decisão unânime, mais uma obra – a quarta este ano. Trata-se de A Mão Afro-brasileira – significado da contribuição artística e histórica, volumes 1 e 2, com organização de Emanoel Araujo e coedição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e o Museu Afro-Brasil, finalista na categoria Artes.

Com esta decisão, a obra Pixinguinha na Pauta, organização de Bia Paes Leme, coedição da Imprensa Oficial e Instituto Moreira Salles, passa a figurar entre os finalistas na categoria Artes.

A decisão atendeu a uma solicitação da Imprensa Oficial, responsável pela inscrição do livro, que em ofício enviado no dia 28 de setembro de 2011 a esta Comissão requereu a desclassificação da mesma.

A reunião foi convocada após contestação quanto à adequação da inscrição de A Mão Afro-brasileira, publicada originalmente em 1988, e depois do envio do referido ofício a esta comissão. O regulamento do Prêmio é claro que somente podem ser inscritos livros absolutamente inéditos.

Através de uma nota de esclarecimento, a Câmara Brasileira do Livro lamenta a equivocada aceitação da inscrição, e se compromete a adotar providências no sentido de que o erro não se repita.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nova edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil deve ficar pronta este ano


  A atualização do estudo marca a nova gestão do IPL, cujo objetivo é utilizar os dados para desenvolver melhorias em projetos de incentivo à leitura
 
Com o intuito de apresentar um panorama do comportamento leitor dos brasileiros, o Instituto Pró-Livro (IPL), sob a direção de Karine Pansa, já está em processo de apuração dos resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. A última edição foi divulgada em 2008 e o novo estudo deve ser apresentado em novembro deste ano.
 
O propósito da pesquisa brasileira é diagnosticar e medir o comportamento leitor da população, especialmente com relação aos livros, e levantar junto aos entrevistados suas opiniões relacionadas à leitura. O estudo também aproveita para conhecer melhor a percepção da leitura no imaginário da sociedade e definir o perfil dos leitores e também dos não leitores de livros, além de buscar identificar suas preferências e seus os canais de acesso aos livros, bem como as principais barreiras à leitura.
 
Nesta nova edição foram incluídas questões com o objetivo de identificar o uso e o interesse dos brasileiros pelo livro digital. A partir destes dados será possível avaliar se esse formato realmente trará impacto no comportamento leitor. Outro ponto ampliado na terceira edição da pesquisa será a avaliação sobre a qualidade e o uso das bibliotecas em todo o Brasil.
 
O desenvolvimento do estudo foi realizado pelo Ibope Inteligência, sob a direção e coordenação do Instituto Pró Livro, através de uma pesquisa quantitativa de opinião com aplicação de questionário, estruturado por meio de entrevistas presenciais (com duração média de 60 minutos), realizadas nos domicílios.
 
Para a nova gestão do IPL é de extrema importância que a pesquisa seja atualizada para promover este novo perfil, a fim de tomar iniciativas para melhorar ainda mais o quadro dos leitores brasileiros.

Sobre o Instituto Pró Livro
 
Nos últimos anos importantes passos foram dados para a promoção e estímulo a leitura no Brasil, uma das principais metas do IPL, mas ainda são muitos os desafios. Firme ao propósito de dar continuidade aos projetos que visam reverter esse cenário, Karine Pansa que assumiu no mês de junho a presidência do Pro Livro, ao lado de diretores que representam as entidades do livro como CBL (Câmara Brasileira do Livro), Abrelivros (Associação Brasileira dos Editores de Livros Escolares) e SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) tem dado total apoio à nova edição da pesquisa.

domingo, 25 de setembro de 2011

Livro sobre Dossiê que gerou a Unificação dos Títulos Brasileiros será lançado segunda-feira, no Museu do Futebol


O livro “Dossiê – Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959, de José Carlos Peres e Odir Cunha, que conseguiu o reconhecimento dos campeões brasileiros de futebol desde 1959, será lançado nesta segunda-feira, 26 de setembro, a partir das 19 horas, no Museu do Futebol, no  Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/nº), em São Paulo.

Além dos autores, confirmaram a presença os presidentes de Santos, Luis Álvaro Ribeiro, e Palmeiras, Arnaldo Tirone, além dos ex-presidentes Marcelo Teixeira e Luiz Gonzaga Belluzzo. Muitos ídolos dos dois times também estarão presentes, entre eles Ademir da Guia, César, Dudu, Leivinha, Clodoaldo, Pepe, Edu, Coutinho, Dorval e Lima.

Uma mesa redonda sobre o assunto será realizada no auditório do Museu. Estão confirmados os jornalistas e escritores Mauro Beting, Paulo Vinicius Coelho e Celso Unzelte, além de Roberto Avalonne.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Câmara Brasileira do Livro anuncia a desclassificação de três finalistas ao prêmio Jabuti


Em nota divulgada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) nesta sexta-feira (23), a entidade anunciou que três obras finalistas ao Prêmio Jabuti foram desclassificadas. 

Duas por serem reedições – “As horas de Katharina", de Bruno Tolentino (Record), na categoria Poesia, e "Itinerário de uma falsa vanguarda”, de Antonio Arnoni Prado (34), na categoria Teoria/Crítica Literária – e a outra por se tratar de uma tradução de não-ficção -  "O outono da Idade Média", de Johan Huizinga” (Cosac Naify).

Os trabalhos desclassificados serão substituídos por "Dois", de Érico Nogueira (É realizações), na categoria Poesia; "Estranho interlúdio", de Alipio Correia de Franca Neto (Edusp), na categoria Tradução; e "Coleção ciranda da poesia", de Ítalo Moriconi (Eduerj), na categoria Teoria/Crítica Literária. 

Abaixo, a íntegra da nota de esclarecimento divulgada pela CBL:

Em reunião extraordinária da Comissão do Prêmio Jabuti, presidida pelo seu curador, José Luiz Goldfarb, decidiu-se pela desclassificação das seguintes obras, por estarem em desacordo com o regulamento:
As Horas de Katharina, de Bruno Tolentino (Record), na categoria Poesia;
O Outono da Idade Média, de Johan Huizinga (Cosac Naify), na categoria Tradução;
Itinerário de uma Falsa Vanguarda, de Antonio Arnoni Prado (Editora 34),  na categoria Teoria / Crítica Literária.
A reunião foi convocada após contestações quanto à classificação dos três finalistas, anunciados na apuração da primeira fase do Prêmio, ocorrida na última quarta-feira (21/09).

A Câmara Brasileira do Livro lamenta a equivocada aceitação das inscrições, e se compromete a adotar providências no sentido de que o erro não se repita, incluindo maior ênfase na divulgação dos itens restritivos das inscrições e reforçando a importância da plena consciência dos participantes sobre o regulamento.

Ao fazer prevalecer o regulamento, a comissão referendou a lisura, transparência e credibilidade, fatores que muito contribuíram para que o Jabuti se consolidasse como o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro.

Com esta decisão, as seguintes obras passam a figurar entre os finalistas à edição 53 do Prêmio Jabuti:
Dois, de Érico Nogueira (É realizações Editora, Livraria e Distribuidora LTDA), na categoria Poesia;
Estranho Interlúdio, de Alipio Correia de Franca Neto (Editora da Universidade de São Paulo), na categoria Tradução;
Coleção Ciranda da Poesia, de Ítalo Moriconi (da Eduerj), na categoria Coleção Ciranda da Poesia.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conheça os finalistas do 53º Prêmio Jabuti


Já são conhecidos os finalistas do 53º Prêmio Jabuti. Em apuração aberta ao público e à imprensa nesta quarta-feira (21), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) apresentou as notas atribuídas pelos jurados às dez melhores obras de cada uma das 29 categorias do prêmio. A lista com todos os finalistas já está disponível no link: http://www.cbl.org.br/jabuti/telas/resultado/resultado_categoria.aspx?f=1
Esta foi apenas a primeira etapa do processo que irá apontar os melhores livros de 2010, e que culminará com a entrega dos prêmios de Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, no dia 30 de novembro.
A fase que se encerra foi resultado da análise de um total de 2.619 inscritos. Para chegar aos finalistas, três jurados especialistas na categoria em julgamento e sorteados pela Comissão do Prêmio, atribuíram notas de 0 a 10 às dez melhores obras inscritas. Classificaram-se as que obtiveram as melhores médias.
Na segunda fase do Prêmio, os escolhidos serão submetidos a uma nova avaliação, cuja apuração está marcada para o dia 18 de outubro. Na ocasião serão conhecidos os grandes vencedores de cada categoria. Ao contrário da primeira fase, em que os jurados puderam escolher livremente os dez melhores inscritos em cada categoria, nessa nova etapa a votação terá como base uma lista fechada de obras.
Em 2011, o regulamento do Jabuti passou por duas mudanças. A primeira foi a ampliação no número de categorias, que passou de 21 para 29. Com esta alteração, objetiva-se cobrir de forma mais ampla a diversidade do crescente mercado editorial brasileiro.
A outra mudança estabelece que apenas um livro será laureado por categoria – antes, eram três publicações. Busca-se, desta forma, dar maior destaque aos vencedores de cada categoria.
Já a escolha do Livro do Ano de Ficção e do Livro do Ano de Não Ficção seguirá as mesmas regras dos anos anteriores. O objetivo destes prêmios é conceder aos profissionais do mercado editorial a prerrogativa para escolher as publicações mais importantes do ano.
Para tanto, além dos jurados das etapas, participam desta votação associados das quatro entidades representativas do setor: CBL, SNEL, ANL e ABDL. Entre os finalistas do Livro do Ano Ficção estarão os vencedores do Jabuti nas categorias: “Romance”, “Contos e Cônicas”, “Poesia”, “Infantil” e “juvenil”.
Para o Livro do Ano Não Ficção, participam os vencedores nas categorias: “Teoria/Crítica Literária”, “Reportagem”, “Ciências Exatas”, “Tecnologia e Informática”, “Economia, Administração e Negócios”, “Direito”, “Biografia”, “Ciências Naturais”, “Ciências da Saúde”, “Ciências Humanas”, “Didático e Paradidático”, “Educação”, “Psicologia e Psicanálise”, “Arquitetura e Urbanismo”, “Fotografia”, “Comunicação”, “Artes”, “Turismo e Hotelaria” e “Gastronomia”.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sessão de autógrafos de “Mentiras Sobre O Travesseiro” movimenta Livraria da Travessa


Fotos: Divulgação 
 O autor Raphael Mello recebeu amigos no lançamento de seu livro “Mentiras Sobre O Travesseiro” na noite desta quinta-feira (15). A sessão de autógrafos aconteceu na Livraria da Travessa, do Barrashopping. “Não esperava tanta gente aqui, veio gente de longe para me prestigiar. Estou feliz e realizado”, comenta o autor. 

O romance, que demorou dois anos para ser concluído, chega as lojas abordando uma das questões mais polêmicas da atualidade: o homossexualismo. 

O livro traz à tona assuntos como a felicidade ao lado de outro ser humano do mesmo sexo, bullying, insegurança, drogas e traumas da infância. A obra está sendo elogiada por crítica e público, por mostrar o lado humano das questões abordadas, longe de estereótipos e preconceitos.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Finalistas do Prêmio Jabuti 2011 serão conhecidos no próximo dia 21


A Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizará a apuração que definirá os finalistas da 53ª Edição do Prêmio Jabuti no próximo dia 21, às 10 horas, em sua sede (Av. Ipiranga, 1267, 10º andar). Esta é apenas a primeira etapa do processo que irá apontar os melhores livros de 2010, e que culminará com a entrega dos prêmios de Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, no dia 30 de novembro.

Nesta fase, serão escolhidos os dez melhores livros de cada uma das 29 categorias, de um total de 2.619 inscritos. Na segunda fase do Prêmio, os escolhidos serão submetidos a uma nova avaliação, cuja apuração está marcada para o dia 18 de outubro. Na ocasião, serão conhecidos os vencedores de cada categoria.

Em 2011, o regulamento do Jabuti passou por duas mudanças. A primeira foi a ampliação no número de categorias, que passa de 21 para 29. Com esta alteração, objetiva-se cobrir de forma mais ampla a diversidade do crescente mercado editorial brasileiro. 
 
As 29 categorias que fazem parte do Prêmio Jabuti são as seguintes: "Tradução"; "Arquitetura e Urbanismo"; "Fotografia"; "Comunicação"; "Artes"; "Teoria/Crítica Literária"; "Projeto Gráfico"; "Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil"; "Ilustração"; "Ciências Exatas"; "Tecnologia e Informática"; "Educação"; "Psicologia e Psicanálise"; "Reportagem"; "Didático e Paradidático"; "Economia, Administração e Negócios"; "Direito"; "Biografia"; "Capa"; "Poesia"; "Ciências Humanas"; "Ciências Naturais"; "Ciências da Saúde"; "Contos e Crônicas"; "Infantil"; "Juvenil"; "Romance"; "Turismo e Hotelaria"; e "Gastronomia".
 
A outra mudança estabelece que apenas um livro será laureado por categoria – antes, eram três publicações. Busca-se, desta forma, dar maior destaque aos vencedores de cada categoria.

A escolha do Livro do Ano de Ficção e do Livro do Ano de Não Ficção em 2011 seguirá as mesmas regras dos anos anteriores. O objetivo destes prêmios é conceder aos profissionais do mercado editorial a prerrogativa para escolher as publicações mais importantes do ano.

Para tanto, além dos jurados das etapas, participam desta votação associados das quatro entidades representativas do setor: CBL, SNEL, ANL e ABDL. Entre os finalistas do Livro do Ano Ficção estarão os vencedores do Jabuti nas categorias: “Romance”, “Contos e Cônicas”, “Poesia”, “Infantil” e “juvenil”.

Já para o Livro do Ano Não Ficção, participam os vencedores nas categorias: “Teoria/Crítica Literária”, “Reportagem”, “Ciências Exatas”, “Tecnologia e Informática”, “Economia, Administração e Negócios”, “Direito”, “Biografia”, “Ciências Naturais”, “Ciências da Saúde”, “Ciências Humanas”, “Didático e Paradidático”, “Educação”, “Psicologia e Psicanálise”, “Arquitetura e Urbanismo”, “Fotografia”, “Comunicação”, “Artes”, “Turismo e Hotelaria” e “Gastronomia”.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Presidente da CBL diz que entrevista da presidente Dilma ao Fantástico coloca ações em prol do livro no topo da agenda


Para Karine Pansa, carinho da presidente pela 
Biblioteca do Alvorada mostra que leitura 
pode ganhar mais espaço no Brasil
 
A presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Karine Pansa, classificou como “animadora” a entrevista da presidente da República, Dilma Rousseff, ao Fantástico, veiculada neste domingo, 11. Na conversa com a apresentadora Patrícia Poeta, Dilma revelou seu carinho pela Biblioteca do Alvorada.

A fala da presidente é animadora, pois demonstra que o incentivo à leitura pode ter um papel estratégico dentro do atual governo”, pontuou Karine. Entidade representativa do setor editorial, a CBL tem trabalhado com vários órgãos do governo em ações para expandir o alcance do livro no Brasil. “A discussão sobre o acesso ao conhecimento merece um lugar no topo da agenda nacional. Nesse sentido, é muito gratificante saber que nossa presidente valoriza o livro e os espaçosdedicados à leitura”, completou Karine.

 Foto: Divulgação

Na entrevista, Dilma disse ter feito um “esforço” para se acostumar a ler em tablets, mas ressalvou: “Eu gosto de página, gosto de papel, gosto do cheiro de papel. Uma coisa de infância, sabe?” A presidente deu a declaração ao ser questionada sobre seu ambiente preferido no Palácio da Alvorada. “A biblioteca. Acho aquela biblioteca muito bonita também. É um local muito bom; eu gosto muito de conviver com livro”, disse a presidente.

Nossa expectativa é de que o carinho da presidente Dilma pelos livros e pela leitura continue a se converter em políticas públicas capazes de transformar o Brasil em um país de leitores”, acrescentou Karine.

domingo, 11 de setembro de 2011

Bienal do Livro Rio chega ao fim com recorde de visitantes: 670 mil pessoas em 11 dias

                                

Evento também superou números de edições anteriores: investimentos, venda de livros, visita de estudantes, de professores e faturamento
Fotos: Rafaela Araujo

A 15ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, encerrada hoje (11) no Riocentro, foi a melhor edição do evento já realizada, na avaliação da presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL, Sônia Machado Jardim. Entre os dias 1º e 11 de setembro, passaram pelo Riocentro 670 mil pessoas, um número 5% maior do que o registrado em 2009. O recorde de público de toda a história do evento foi atingido no feriado do dia 7 de setembro, quando 110 mil pessoas visitaram a Bienal. 

    
Na opinião de Sônia Jardim, a programação cultural ampla e variada foi a principal responsável pelo aumento do público desta edição da Bienal. Para a sua realização, foi feito um investimento recorde de R$ 4,2 milhões (2,5 vezes maior que o da edição de 2009). Ao todo, foram ao Riocentro 113 autores brasileiros (além de 38 mediadores) e 21 estrangeiros – sem contar os 787 que participaram da Bienal a convite de suas editoras. As atrações tiveram uma plateia de mais de 18 mil pessoas. Somente a Maré de Livros, recebeu 110 mil visitantes.


Oferecemos grandes atrações ao público em geral, mas também uma programação profissional, importante para a indústria editorial”, destacou Sônia Jardim, citando as palestras do vice-presidente da Amazon, David Naggar, e do Ministro da Educação, Fernando Haddad; do Seminário Brasil-UK, que reuniu editores brasileiros e do Reino Unido, além de encontros com representantes do setor da Alemanha.

  
 
Arthur Repsold, presidente da GL events Brasil, holding da qual faz parte a Fagga/GL exhibitions (que organiza a Bienal junto com o SNEL) informou que uma pesquisa de satisfação feita junto ao público indicou que para 99% dos visitantes a ida ao evento valeu a pena, “o que é muito gratificante”. Ele acrescentou que 80 mil professores visitaram gratuitamente a Bienal, um número 15% maior do que em 2009. 
 
           
 
Sônia Jardim também destaca que 76% dos visitantes compraram livros: “A média foi de 5,5 exemplares por pessoa. Trata-se de um crescimento relevante em relação aos números da edição anterior, que foi de 4,8, provavelmente, por conta do preço médio de cada obra, que caiu de R$ 24,00 para R$ 20,60. Isso representa um faturamento de R$ 58 milhões, 12% a mais que a edição passada, e um registro de 2,815 milhões de exemplares vendidos, o que representa um aumento de 15% em relação a 2009
  
Esta foi também a Bienal das redes sociais, com cobertura completa em tempo real da programação oficial do evento. Foram 13 mil “curtidas” no Facebook e 14 mil seguidores no Twitter, onde o evento ficou durante cinco dias entre os Trend Topics Rio de Janeiro. A Bienal levou também aos Trend Topics autores da programação como Lauren Kate, Alyson Noël e Eduardo Spohr. Outra inovação foi o aplicativo para iPhone, cobrindo os mais diversos aspectos da Bienal, que ficou entre os dez mais baixados no segmento de educação da Apple Store.

As novas tecnologias também estiveram em evidência com a Bienal Digital, uma verdadeira degustação na qual os visitantes tiveram a chance de experimentar os mais variados e-readers e tablets, entrando em contato direto com as novidades. 


Marca registrada da Bienal, a visitação escolar - com dias reservados para que alunos de colégios públicos e particulares pudessem conhecer o evento - recebeu 145 mil estudantes, contra 120 mil em 2009.

Terminada a 15ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, a XVI edição do evento já começa a ser preparada. Anotem a data na agenda: de 5 a 15 de setembro de 2013.


 

15ª Bienal do Livro Rio termina neste domingo com expectativa de quebra de recordes


Fotos: Rafaela Araujo e Divulgação
Cerca de 80 mil pessoas visitaram o Riocentro neste sábado (10), penúltimo dia de realização da 15ª Bienal do Livro Rio, onde 950 expositores, nacionais e internacionais, mostram suas novidades literárias. Segundo dados dos organizadores – SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livro) em parceria com a Fagga | GL exhibitons – mais de 500 mil pessoas passaram pelos pavilhões Azul Verde e Laranja em nove dias de Bienal. Somando-se ao público deste sábado e ao esperado para domingo, último dia do evento, a expectativa é que o recorde de visitas – de 640 mil pessoas – seja superado.


Para receber o grande número de visitantes neste domingo, foram criadas mais 500 vagas de estacionamento. A Praça de Alimentação foi expandida e o número de funcionários para atendimento aos visitantes foi aumentado. Nos estandes, as editoras também se preparam para atrair os consumidores com ofertas e promoções - os preços dos livros estarão até 50% mais baratos -, além da distribuição de brindes. Os primeiros levantamentos demonstram que a venda de títulos também superou os números iniciais dos organizadores.

Ziraldo e Mauricio de Sousa juntos
Foto: Folhapress / Divulgação
Assim como Ronaldinho Gaúcho fez sucesso ontem, quando levou centenas de pessoas ao estande da editora Panini, onde esteve para autografar os gibis da Turma da Mônica – da qual é um dos personagens – e álbuns do Campeonato Brasileiro de Futebol, hoje foram dois ‘veteranos’ que se transformaram novamente na sensação da Bienal: Ziraldo e Maurício de Sousa autografaram, juntos, o primeiro livro da dupla, “O Maior Anão do Mundo”.

Tidos como dois dos maiores nomes da produção nacional de histórias em quadrinhos e literatura infantil, Ziraldo e Mauricio de Sousa participaram de concorrida sessão de autógrafos e não se cansaram de posar para fotos ao lado dos fãs. A obra tem o selo da Editora Melhoramentos e, com o texto do pai do Menino Maluquinho e ilustrações do pai da Turma da Mônica, conta a história de Julius, um jovem que, mesmo com seus 2,80m de altura é um anão. Um anão com sonhos de grandeza, que tenta, a todo custo, ser famoso.

Biblioteca Nacional é sucesso no evento

A Bienal do Livro Rio está chegando ao fim e um de seus destaques foi a ampla agenda de eventos organizada pela Fundação Biblioteca Nacional, que fez da instituição uma das estrelas da festa. Além de instalar três estandes no pavilhão principal, a FBN organizou mais de 10 mesas de debates nas quais foram discutidos temas de grande relevância para o setor editorial, como o Programa do Livro Popular, anunciado na abertura pela Presidenta Dilma Roussef, e a política de globalização da literatura brasileira. 
A FBN promoveu ainda uma discussão sobre o papel das bibliotecas no empréstimo de e-books, que contou com a participação de diversos especialistas internacionais. Uma das grandes atrações da Bienal foi também a exposição interativa Traduzindo o Brasil, que cativou adultos e crianças.
 Leitor pode ir a Roma, Paris, Londres ou Nova York  
 
Além de todas as atividades e lançamentos da FTD na Bienal, a editora preparou uma promoção muito especial: Quem tem Boca vai a Roma, Paris, Londres e Nova York. A cada R$ 85 em compras de produtos no estande da FTD, o leitor ganha um cupom para concorrer a uma viagem cultural com acompanhante para aquelas cidades - uma oportunidade para conhecer alguns dos maiores museus do mundo.

Serão sorteados três cupons, e a escolha do destino ficará por conta dos ganhadores: as opções são o Museu do Vaticano, em Roma; o Metropolitan, o Museu de Arte Moderna, o MoMa, e o Museu de História Natural, três das maiores atrações de Nova York; o Louvre e Pompidou, em Paris; e ainda o Museu de Cera Madame Tussauds e o Museu Britânico, em Londres.
 
Ao receber o cupom, basta responder à pergunta: “Qual editora leva você a conhecer os principais museus do mundo?”, preencher corretamente, escolher uma das cidades e torcer para ganhar. O formulário deve ser depositado na urna localizada no estande até às 18h deste domingo, 11 de setembro, último dia de realização da Bienal. O sorteio será feito logo em seguida, às 19h, no mesmo local.


 

Programação Cultural para o último dia da Bienal

Café Literário (200 lugares)
12h  - HQ: cruzamento de linguagens
Participantes: Lourenço Mutarelli , André Dahmer, Rafael Coutinho, Rafael Sica
Mediador: Lobo Barba Negra

14h - Última flor do lácio, inculta e bela
Participantes: Evanildo Bechara, Sérgio Rodrigues
Mediador: André Valente

15h30 - Da letra à tela
Participantes: Marc Levy, Scott Turow
Mediador: Rodrigo Fonseca

17h - Lugares para conhecer antes de morrer
Participantes: Patricia Schultz, Heloisa Seixas , Ruy Castro
Mediador: Luís Nachbin

18h30 - Literatura e auto-ajuda: amigas ou inimigas?
Participantes:  Jean Marie Blas de Roblès, Alejandro Roemmers
Mediador: Cristiane Costa

20h - Sarau Poético - Homenagem a Manoel de Barros
Participantes: Antonio Calloni, Maria Rezende
Mediador: Ramon Mello

Conexão Jovem (380 lugares)
12h - Conexão Jovem
Participante: Eduardo Spohr
Mediador: Janda Montenegro

 

Mulher e Ponto (100 lugares)
17h - Sexo, traição, crise de identidade
Participantes: Martha Mendonça, Regina Navarro Lins
Mediador: Leo Jaime

19h30 - Clube do Livro, um dia você ainda vai estar em um
Participantes: Carol Estrella, Bebel Niemeyer
Mediadora: Cora Rónai


Livro em Cena (390 lugares)
16h30 - Leitura de textos de Thiago de Mello
Participante: Thiago Lacerda
 
Confira a agenda dos expositores para este domingo:

Hora
Local
Expositor
Tema
10:00
D29
Magazine Cultural
Autógrafos
10:00
O03/P04
FEIC Editora
Manhã/Tarde de Autógrafos
10:00
P03/Q04
Novo Conceito
Sentimentos e devaneios. A sua essência estampada.
10:00
CL06
Diferenças
Contação de história
10:00
K14 - Pavilhão...
Novo Século
Autógrafos com André Cardinalli
10:00
N13
Edições SM
Você é o protagonista da sua história!
11:00
O03/P04
FEIC Editora
Manhã/Tarde de Autógrafos
11:00
O03/P04
FEIC Editora
Manhã/Tarde de Autógrafos
11:00
Q22
All Print Editora
Sessão de Autógrafos - "Educação Especial - Inclusão Escolar da Criança Autista"
11:00
Q22
All Print Editora
Sessão de Autógrafos - "Felipe, o Menino Cientista"
11:00
O03/P04
FEIC Editora
Manhã/Tarde de Autógrafos
11:00
D08
Komedi
Tarde de autógrafos
11:30
CL06
Diferenças
Teatro de Fantoche
12:00
O03/P04
FEIC Editora
Tarde de Autógrafos
13:00
Q22
All Print Editora
Sessão de Autógrafos - "Águas de Passarinho"
13:00
Q22
All Print Editora
Sessão de Autógrafos - "Essência do Amor"
13:00
K14 - Pavilhão...
Novo Século
Autógrafos com P.P.F. Simões
13:30
E12/F11
Companhia das Letras
Sessão de autógrafos com Lourenço Mutarelli, autor de "O cheiro do ralo", e Rafael Coutinho, autor de "Cachalote"
13:30
C10
Litteris Editora/Quártica P...
Lançamento/Autógrafos do livro Mitologia para Jovens
14:00
P03/Q04
Novo Conceito
Por que amamos ler?
14:00
O01/P02
Casa dos Espíritos
Bate-papo com o autor | Robson Pinheiro em Crepúsculo dos deuses> a espiritualidade e o 11 de setembro, 10 anos depois
14:00
E06/F05
Verus
Sessão de autógrafos com o autor Eduardo Spohr
14:00
C10
Litteris Editora/Quártica E...
Lançamento/Autógrafos do livro O Pescador de Palavras
14:00
M06
Editora Ponte do Brasil
Teste de Estresse Grátis
14:00
O03/P04
FEIC Editora
Tarde de Autógrafos
14:45
P22
Oficina Editores
Encontro com o Autor
15:00
O03/P04
FEIC Editora
Tarde de Autógrafos
15:00
K10
Intrínseca
Encontro de fãs de "Crepúsculo": os clãs de vampiros
15:00
Q22
All Print Editora
Sessão de Autógrafos - "Nós da Poesia - Vol 2"
15:00
Q22
All Print Editora
Sessão de Autógrafos - Leila Rego
15:00
O03/P04
FEIC Editora
Tarde de Autógrafos de Myrian Soares e Sebastião Faria
15:30
C10
Litteris Editora/Quártica
Lançamento/Autógrafos do livro Pelas Ondas da Mayrink
16:00
C10
Litteris Editora/Quártica
Lançamento/Autógrafos do livro Para Garotas que Querem se Casar
16:00
I04/J03
Edições Loyola
Promoção Edições Loyola
16:00
K14 - Pavilhão...
Novo Século
Autógrafos com Felipe Santos
16:00
I04/J03
Edições Loyola
Promoção Edições Loyola
16:00
P32
Above Publicações
Tarde de Autógrafos
16:00
O03/P04
FEIC Editora
Tarde de Autógrafos
16:00
P03/Q04
Novo Conceito
A verdade está atrás da janela.
16:00
CL06
Diferenças
Contação de história
17:00
E06/F05
Record
Sessão de autógrafos com Scott Turow
17:00
Q22
All Print Editora
Sessão de Autógrafos - "A Terra em Agonia"
17:00
Q22
All Print Editora
Sessão de Autógrafos - "Garimpar é Preciso"
17:00
M06
Editora Ponte do Brasil
Aprendendo a Aprender
17:30
C10
Litteris Editora/Quártica
Lançamento/Autógrafos do livro Universo e Vida
18:00
C10
Litteris Editora/Quártica E...
Lançamento/Autógrafos do livro Felicidade ao Seu Alcance
18:30
E12/F11
Companhia das Letras
Sessão de autógrafos com Heloisa Seixas e Ruy Castro, autores de "Terramarear"
19:00
K14 - Pavilhão...
Novo Século
Autógrafo com Társis Ramos
19:00
O01/P02
Casa dos Espíritos
Autógrafos | Robson Pinheiro
19:45
P22
Oficina Editores
Sarau do PSG – Poeta Saia da gaveta
20:00
E06/F05
Record
Sessão de autógrafos com Jean Marie Blas-de-Roblès

Estande da Litteris terá várias sessões de autógrafos