segunda-feira, 23 de abril de 2012

Hoje é o Dia Mundial do Livro. Aproveite para colocar sua leitura em dia.

Nesta segunda-feira (23/04), comemora-se em todo o mundo o Dia Mundial do Livro. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desde 1996 para celebrar a leitura, é bastante comemorada, graças ao engajamento de livreiros, editores e associações literárias. Aproveite a data e escolha um bom livro para ler.

domingo, 22 de abril de 2012

14º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens é uma boa opção de lazer


Neste domingo chuvoso no Rio de Janeiro, uma boa opção de lazer, em especial para as crianças, é visitar o 14º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova (bem ao lado do prédio da Prefeitura do Rio de Janeiro), e vai acontecer até o próximo dia 29.  Paralelamente está sendo realizado 14º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, que este ano ganhou o nome do poeta mineiro e fundador do Movimento por um Brasil literário, Bartolomeu Campos de Queirós, o grande homenageado do encontro.

Patrocinado pela Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (SEC-RJ), e com o apoio da Prefeitura carioca, o Salão reúne mais de 70 editoras e tem inúmeras atrações, como encontros com escritores, lançamentos de novos títulos, desempenho de ilustradores e palestras com autores e especialistas. Confira a programação completa no site http://www.salaofnlij.com.br/salaofnlij/diaadia.asp

Hoje (domingo) e amanhã (feriado) o horário de funcionamento do Salão é especial, das 10 às 20h; durante a semana, de segunda a sexta, será das 8h30 às 18h. O ingresso custa apenas R$ 5,00, com gratuidade para maiores de 60 anos, portadores de deficiências, professores da rede municipal do Rio de Janeiro e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda.

As crianças e adolescentes que visitam o 14º Salão FNLIJ não saem de lá de mãos abanando, pois ganham um livro na saída do evento. Os pais e professores encontram, nos estandes, inúmeras promoções, com preços convidativos e acessíveis.

Várias editoras programaram atrações para atrair as crianças e os adolescentes, como personagens que deixam as páginas do livro e se tornam reais ou são representados em bonecos e figuras, como coelhos, esqueletos e lobisomens.

No Espaço Petrobras, além de ganhar uma revista sobre energia, os visitantes são convidados a colocar no enorme painel que cerca o local, através de riscos e rabiscos, a resposta para a pergunta “O que é energia para você?” Os mais jovens têm se divertido e muitos chegam a desenhar a resposta, ao invés de escrevê-la.

Os incentivadores da leitura podem participar do Manifesto por um Brasil Literário, assinando online a adesão. Para os que não forem ao Salão, mas desejarem aderir ao movimento, basta visitar o site www.brasilliterario.org.br e fazer a adesão.


 



 

 





quinta-feira, 19 de abril de 2012

Literatura brasileira desembarca na Colômbia

25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, a 3ª mais importante da América Latina, tem a literatura brasileira como protagonista

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia
Recitando os versos da famosa canção de Chico Buarque O que será, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, deu as boas-vindas à numerosa delegação de escritores, músicos e artistas brasileiros que aterrissaram na capital do país no início da semana para a 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILbo). O evento, aberto  ontem (18) ao público,  no Centro Internacional de Negócios e Exposições (Corferias), tem o Brasil como País Convidado de Honra. O pavilhão brasileiro ocupa três mil do total de 18 mil metros quadrados da área de exposição. O evento acontece até o próximo dia 1º de maio.

“O Brasil não trouxe à Feira do Livro de Bogotá apenas a sua arte e a sua cultura. Também veio nos oferecer excelentes exemplos em políticas de fomento à leitura, que estamos acompanhando com atenção e que pretendemos reproduzir na Colômbia”, afirmou o presidente Santos, na cerimônia de inauguração da feira. Também compareceram personalidades como as ministras da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda, e da Colômbia, Mariana Garcés Córdoba, a ministra de Educação da Colômbia, María Fernanda Campo Saavedra, e a escritora brasileira Nélida Piñon, entre outros.

Ana de Hollanda, Ministra da Cultura do Brasil
Para Ana de Hollanda, a Feira do Livro de Bogotá tem também o papel de aproximar culturalmente as duas nações. “Acreditamos que as boas políticas culturais devam ser importadas e exportadas sem qualquer pudor, e é assim que queremos estreitar os laços com a Colômbia em matéria cultural, especialmente no que se refere às populações indígenas que ocupam territórios comuns nos dois países”, afirmou.

Ana acrescentou que, “atualmente, o Brasil está adotando o modelo dos Parques Biblioteca da Colômbia”, em referência ao extensivo Plano Nacional de Leitura e Bibliotecas daquele país, que conseguiu zerar o número de municípios sem bibliotecas. A ministra lembrou, ainda, que o Brasil participará no próximo ano como Convidado de Honra na Feira do Livro de Frankfurt, e, em 2014, na Feira do Livro Infantil da Bolonha.

Indicadores brasileiros


A Câmara Colombiana do Livro elegeu o Brasil como País Convidado de Honra para comemorar o vigésimo quinto aniversario da feira, que se consolida como uma das mais destacadas da região. Trata-se de mostra com mais de 500 expositores, que recebe durante 14 dias mais de meio milhão de visitantes. Em 2011, as rodadas de negócios da feira receberam mais de 150 compradores internacionais, de 18 países, e geraram mais de US$ 19 milhões em transações comerciais.

Um exemplo para a Colômbia

“Não tem melhor presente para este aniversário que ter o Brasil como país homenageado, porque é uma nação que mora desde sempre nos corações dos colombianos. Além do que, ao comprar cerca de 45% de toda a produção editorial de seu país, o governo brasileiro torna-se um exemplo para nossa administração e o setor editorial colombiano, uma vez que, na Colômbia, menos de 10% das vendas (do setor) correspondem às compras governamentais”, afirmou Enrique González, presidente da Câmara Colombiana do Livro.
 
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada do Ministério da Cultura (MinC), e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), trabalharam em conjunto para que mais de 50 escritores e especialistas em temas do livro e da leitura pudessem apresentar ao longo da feira um panorama da narrativa brasileira, assim como os programas de incentivo à leitura do Governo do Brasil. Dois dos destaques da programação serão a homenagem aos autores Jorge Amado, no centenário de seu nascimento, e Bartolomeu Campos de Queirós, falecido em janeiro passado.
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, destacou os indicadores revelados pela recente pesquisa de comportamento Retratos da Leitura no Brasil. “Almejamos que a presença do Brasil na feira nos permita conhecer melhor suas políticas de compras públicas e outras ações que o levou a atingir tão apreciáveis resultados. Vimos que conseguiu duplicar o número de livros lidos ao ano, alcançando quatro por habitante, enquanto, no caso da Colômbia, chegamos a apenas dois”.
 Fotos: Divulgação

A partir de hoje, público já pode visitar o 14º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, na Cidade Nova


Aberto oficialmente ontem (exclusivo para professores), o 14º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens começa a receber hoje (19) a visita do público em geral, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, Rio de Janeiro. O evento, que este ano homenageia o México, reúne 72 editoras. São esperados 25 mil estudantes e um público total de 40 mil visitantes até o dia 29.

Patrocinado pela Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (SEC-RJ), e com o apoio da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Educação, o evento contará entre suas atividades com o 14º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, encontros com escritores, lançamentos de novos títulos, desempenho de ilustradores e palestras com autores e especialistas.

Entre os autores convidados está a argentina Maria Teresa Andruetto, que acaba de ganhar o Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio internacional de literatura infanto-juvenil. Ziraldo, Pedro Bandeira, Thalita Rebouças, Ana Maria Machado, Ilan Brenman, Carla Caruso, Henrique Rodrigues e Rui de Oliveira também estão entre os convidados do evento, que presta homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós e à literatura mexicana.

As crianças e adolescentes que visitarem o Salão não sairão de lá de mãos abanando: a FNLIJ dá um livro por aluno.

'Inventário de Julio Reis' terá sessão de autógrafos hoje à noite, com Concerto na UniRio


A Sala Villa-Lobos, da UniRio (Av. Pasteur 436, fundos), na Urca, será palco hoje (dia 19), a partir das 19h, de uma reestreia. Quase cem anos depois de ter sido apresentada pela primeira vez, a sinfonia 'Vigília d'armas', de Julio Reis, "esboço de um poemeto", segundo o autor, voltará a ser ouvida em público.
 
A última audição documentada ocorreu em julho de 1923, no encerramento da Exposição do Centenário da Independência. O concerto será realizado pela Orquestra Sinfônica UniRio, com regência do maestro Branco Bernardes, e terá ainda obras de Schubert e Mozart.
 
O concerto servirá para uma espécie de segundo clichê do lançamento do livro O inventário de Julio Reis, com o selo da Editora Record, e foi escrito pelo jornalista Fernando Molica, neto de Júlio Reis. A entrada é franca.

O bom momento do livro no Brasil

 *Karine Pansa
    
O Brasil vive um momento promissor para o mercado editorial e relevante quanto à meta de ampliação do hábito de leitura. A começar pela estimativa de crescimento econômico em 2012 sensivelmente maior do que no ano passado. Ademais, teremos a realização das eleições municipais, que sempre suscitam maior interesse em pesquisas e estudos sobre política e história. Haverá, ainda, a Olimpíada de Londres, evento tradicionalmente estimulante para a indústria da cultura e do entretenimento como um todo.

Também será realizada a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em agosto, no Anhembi. O evento  atrai grande volume de público, constituindo-se, tradicionalmente, em elemento formador de novos leitores. Trata-se de um verdadeiro convertedor de visitantes de feiras em frequentadores de livrarias. Há de se considerar, ainda, o crescimento anual dos programas governamentais de distribuição de livros às escolas públicas, agora não mais restritos às obras didáticas. 

Portanto, há vários fatores que permitem vislumbrar com otimismo a performance do mercado editorial. A última edição da pesquisa “Produção e Vendas do Mercado Editorial Brasileiro”, realizada pela Fipe/USP para a CBL (Câmara Brasileira do Livro) e SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), relativa a 2010, mostra que o brasileiro está lendo mais e que o livro torna-se cada vez mais acessível. Houve um crescimento no número de exemplares vendidos, da ordem de 8,3% excetuando-se as vendas para o governo. O faturamento do setor caiu, o que indica com clareza uma redução do preço dos livros, que foi de 4,42%, em comparação a 2009.

Os números também mostram maior investimento em novos títulos. É uma estratégia inteligente do mercado, estimulando o surgimento de autores e a produção intelectual. O maior número de títulos permite gerenciamento estratégico das tiragens, que vão respondendo ao comportamento da demanda.    É muito claro o avanço do mercado livreiro no Brasil. Contudo, os esforços do setor editorial têm de ser mantidos e ampliados a cada dia, pois ainda estamos aquém da almejada meta de consolidar um país de leitores, condição essencial para o desenvolvimento. 

Temos, portanto, de continuar trabalhando para multiplicar os índices de leitura em nosso. Nesse sentido, é essencial a mobilização do setor público e da iniciativa privada, como vêm fazendo as entidades do mercado editorial, para que 2012, com todos os eventos e cenários favoráveis, seja um ano de grande impulso do mercado editorial, com a inclusão de milhares de brasileiros no rol de leitores. Quanto mais o livro estiver ao alcance de todos os brasileiros, mais próximos estaremos do conceito inerente à sociedade do conhecimento, que caracteriza os povos verdadeiramente livres, soberanos e capazes de construir uma história vitoriosa.

*Karine Pansa, empresária do setor editorial, é a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil, criado em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato


Comemora-se hoje, 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida porque neste dia nasceu um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil: Monteiro Lobato. Além de criar aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. 

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por Monteiro Lobato demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário. 

Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, ele iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito. Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade. Em 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Concurso literário da Litteris Editora recebe inscrições GRATUITAS até o dia 20


domingo, 15 de abril de 2012

Ricardo Viveiros autografa hoje (15/4) ‘O poeta e o passarinho’, seu primeiro livro infanto-juvenil


Carioca radicado em São Paulo, o jornalista e escritor Ricardo Viveiros lança hoje (15/4), aqui em sua cidade natal,  O poeta e o passarinho, seu primeiro livro infanto-juvenil, que tem o selo da Editora Biruta.
 
A tarde de autógrafos, das 16h às 19h, será na Livraria Cultura do São Conrado Fashion Mall (Estrada da Gávea, 899), na Zona Sul da capital Fluminense.
 
Primeira vez que um livro infanto-juvenil é lançado em diversas capitais brasileiras – ao total, serão oito –, o encontro contará também com uma contadora de histórias.

Um poeta em uma grande metrópole recebe a visita de um passarinho. E assim começa uma história de amizade e companheirismo. O livro de Ricardo Viveiros procura, em prosa poética, revelar uma sensibilidade para as relações humanas e arte em seu sentido mais profundo. A obra trabalha com as perdas e a reconstrução da vida.

O poeta e o passarinho tornam-se fortes a partir do momento em que se encontram. Importantes um para o outro, sonham e vivem um existir solidário, livre e feliz. Um dia o destino muda tudo, ganhar e perder faz parte da vida.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Litteris Editora faz lançamento duplo de livros infantis da escritora e atriz Tamara Taxman


A Litteris Editora convida para o lançamento dos livros infantis A História da Coruja Cor e A Cobra de Duas Cabeças, ambos de autoria da escritora e atriz Tamara Taxman, com ilustrações de Pedro Carmo Lacerda.

A sessão de autógrafos acontece neste sábado, dia 14, das 17 às 21h, na Livraria Saraiva MegaStore do Shppping Rio Sul (Rua Lauro Muller, 116/3º piso), em Botafogo - RJ.

São duas histórias infantis que somam carinho e amor. A primeira conta a história de uma coruja e seu ninho feito através da amiga com outras amigas, enquanto a segunda tem como personagem principal uma cobra de duas cabeças, sendo que uma era simpática e a outra não, mas tudo muda quando um gavião tenta comê-las.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Rio de Janeiro vai sediar o 14º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens



O 14º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens será realizado de 18 a 29 deste mês, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, Rio de Janeiro, e reunirá 72 editoras. O país homenageado desta edição é o México, que enviará escritores, ilustradores e especialistas, que traçarão um panorama da literatura infantil e juvenil mexicana.

Patrocinado pela Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (SEC-RJ), e com o apoio da Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, o evento contará entre suas atividades com o 14º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, encontros com escritores, lançamentos de novos títulos, desempenho de ilustradores e palestras com autores e especialistas. O Salão FNLIJ terá quatro bibliotecas, específicas para cada público, além do o Espaço de Leitura e do Espaço do ilustrador.

O primeiro dia, 18 de abril, será dedicado à visita, pré-agendada e gratuita, dos professores, que participarão de uma palestra com um especialista na obra de Monteiro Lobato e terão oportunidade de conhecer os lançamentos das 72 editoras presentes no evento.

Entre os autores e ilustradores brasileiros presentes, Ana Maria Machado, Ana Maria Moretzhon, Anna Claudia Ramos, Antonio Calloni, Bia Bedran, Guto Lins, Ivan Cosenza de Souza, Júlio Emílio Braz, Luiz Pimentel, Luiz Antonio Aguiar, Marília Pirillo, Rogério Andrade Barbosa, Ronize Aline, Salmo Dansa, Thais Linhares e Ziraldo.

As escolas públicas e privadas poderão agendar a visita de seus alunos e professores ao 14º salão FNLIJ do Livro. Como nas edições anteriores, toda criança e jovem que visitar o Salão FNLIJ receberá um livro de presente na saída.

SERVIÇO:

14º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

18 a 29 de abril de 2012
Segunda a sexta-feira – das 8h30 às 18h
Sábado e domingo – das 10h00 às 20h

Centro de Convenções Sulamérica
Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova
Rio de Janeiro - RJ

Livro de autor perseguido na China faz sucesso no Brasil


Para dar fim aos boatos que estão rolando na internet sobre o escândalo político que envolve o ex-dirigente Bo Xilai, a China fechou 42 sites desde março e apagou mais de 210 mil mensagens de internautas, segundo informações da agência AFP. Enquanto isso, o livro Deus é vermelho, publicado no Brasil pela Editora Mundo Cristão, revela para o mundo outras informações sobre a repressão do comunismo chinês.

A obra, escrita por Liao Yiwu, reúne depoimentos de 20 personagens que sofreram nas mãos do governo por serem cristãos, além de mostrar como funciona o mercado negro de produtos religiosos. Em Deus é vermelho, o autor solta as rédeas da curiosidade com histórias que vão comover o Ocidente, marcadas por episódios tristes, como o Massacre da Praça da Paz Celestial, em 1989. Escritor chinês censurado na China e exilado na Alemanha, onde vive desde que conseguiu fugir do regime, Liao Yiwu escreveu esta obra para nos revelar uma China diferente, com uma Igreja cristã pujante e vigorosa.

Neste livro-documentário o leitor vai entender porque este jornalista defende os cristãos chineses, sem mesmo ser religioso. Quando Liao Yiwu visitou pela primeira vez uma vibrante comunidade cristã na China, pouco sabia sobre o cristianismo, já que havia sido ensinado que a religião era o Mal, e que aqueles que acreditavam nela foram iludidos. Conhecendo a trajetória e a maneira como vivem estas pessoas, Liao reafirma o seu compromisso com a liberdade de expressão.

Deus é vermelho percorre pequenos vilarejos e grandes cidades, trazendo narrativas emocionantes e assombrosas sobre dezenas de milhões de cristãos chineses que vivem a fé debaixo do duro regime socialista. Indo de casa em casa, reunindo-se porões e sótãos, vivendo à margem da religião oficial do Estado, assim caminham os cristãos chineses. Correndo perigo de prisão, castigos e até morte, assim vivem os que desafiam o regime para manter e cultivar a fé em Jesus Cristo.

terça-feira, 10 de abril de 2012

‘O inventário de Julio Reis’, do jornalista Fernando Molica, será lançado hoje à noite com música na Livraria Saraiva do Rio Sul


O jornalista Fernando Molica (ex-Folha, Estadão, O Globo e atualmente titular da coluna ‘Informe’, de O Dia) autografa nesta terça-feira (10/4) sua mais recente criação literária, com o selo da Record: o livro O inventário de Julio Reis, biografia do compositor paulista que buscou o sucesso no Rio, então Capital Federal, no início do século passado, em meio a grandes mudanças no mundo da música.

A sessão de autógrafos vai acontecer a partir das 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul (Rua Lauro Muller, 116), em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Na ocasião, o pianista João Bittencourt executará composições de Julio Reis.

Compositor, maestro, pianista e crítico musical, Julio Reis nasceu em São Paulo, em 1863. Mas foi no Rio de Janeiro do início do século XX que compôs valsas, polcas, habaneras e tangos que o tornariam popular entre artistas e intelectuais da época. Obras que abririam caminho para a publicação de livros de contos e de críticas e para a realização de projetos musicais mais ambiciosos, como sinfonias e óperas - uma delas, Heliophar, integrou a programação oficial do Centenário da Independência. A história, agora recontada pelo bisneto do compositor, tem narrativa de ficção e recria o ambiente da época.

Fernando Molica também é autor de Notícias do Mirandão (2002), O homem que morreu três vezes (2003), O ponto da partida (2008) – todos publicados pela Editora Record – Bandeira negra, amor (Objetiva, 2005), o infanto-juvenil O misterioso craque da Vila Belmiro (Rocco) e o livro-reportagem O homem que morreu três vezes (Record). Participou das coletâneas de contos Dicionário amoroso da língua portuguesa (Casa da Palavra) e 10 cariocas (Ferreyra Editor, Córdoba). Finalista do Prêmio Jabuti, por duas vezes, também foi o organizador das obras 50 anos de crime (2007) e 10 reportagens que abalaram a ditadura (2005), também pela Record.

Mais informações sobre as obras de Fernando Molica você confere no site www.fernandomolica.com.br.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Maurício Menezes lança hoje (9/4) livro sobre bastidores do programa ‘Balanço Esportivo’


Joel Santana, Diego Mauricio e Muralha (Flamengo), Alecssandro Dedé, Max e Rômulo (Vasco), Rodrigo Caetano e Diguinho (Fluminense), Caio e Mauricio Assunção (Botafogo), entre outros, já confirmaram presença no lançamento do livro Balanço Esportivo – os bastidores de um programa de TV, de autoria do jornalista e humorista Maurício Menezes (foto). A obra tem o selo da Ediouro.

A sessão de autógrafos será nesta segunda-feira (9/4), a partir das 19h, no restaurante “O Camarão Arte Bia”, localizado no 1º piso do Norte Shopping, em Del Castilho. Também estarão presentes o apresentador do programa ‘Balanço Esportivo’, Edilson Silva, e os debatedores Jorge Nunes, Ronaldo Castro, Gonçalves e Maurício Menezes.

sábado, 7 de abril de 2012

Pesquisa 'Retratos da Leitura no Brasil' revela queda no hábito de leitura entre os brasileiros


O brasileiro está lendo menos: apenas quatro livros por ano. Essa é a média de leitura do brasileiro de acordo com a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, cujos resultados foram apresentados no fim de março, em Brasília, pelo Instituto Pró-livro.

De acordo com o levantamento nacional, o número de brasileiros considerados leitores – aqueles que haviam lido ao menos uma obra nos três meses que antecederam a pesquisa – caiu de 95,6 milhões (55% da população estimada), em 2007, para 88,2 milhões (50%), em 2011. Realizada pelo Ibope Inteligência, o trabalho dá continuidade aos levantamentos realizados pelo IPL com apoio das entidades fundadoras: SNEL, CBL e Abrelivros. 

No último levantamento, feito em 2007, a média de leitura registrada foi de 4,7 livros. A nova pesquisa mostrou que o livro perdeu espaço para jornais e revista na preferência do leitor. Uma novidade detectada pelo trabalho é que o professor ultrapassou as mães como principal agente influenciador e estimulador de hábitos de leitura.

“Esse dado mostra a necessidade de se aprimorar programas de transformação do professor em leitor para que ele possa exercer o papel de estimular a paixão pela leitura”, observa a presidente do SNEL, Sônia Machado Jardim, que participou do evento.

A pesquisa mostrou que 65% das pessoas são influenciadas pelo tema do livro para fazer a sua escolha. Também indicou a importância do “boca a boca”, já que 29% das compras são feitas após um livro ser recomendado por uma pessoa conhecida. As livrarias são os principais pontos de venda. Já as bancas de jornal despontaram como o segundo lugar procurado pelo público para a compra de livros – um local que não era citado na pesquisa anterior.

Em relação ao livro digital, o trabalho mostra que ainda está longe de ser uma realidade no país, já que 83% das pessoas nunca leram um livro digital. Dentre os que já tiveram a experiência, 38% admitiram que seus downloads eram piratas.

A pesquisa foi feita entre junho e julho do ano passado. Foram entrevistadas 5.012 pessoas em 315 municípios, representando um universo de 178 milhões de habitantes. A pesquisa é única, em âmbito nacional, que tem por objetivo avaliar o comportamento leitor do brasileiro.  É a contribuição do mercado editorial para, a partir de um amplo diagnóstico, estimular novas reflexões e decisões em torno de possíveis novas intervenções para melhorar os atuais indicadores sobre o comportamento leitor da população. Seus resultados ajudarão o próprio IPL bem como outras instituições públicas e do mercado editorial a orientar suas ações.

O estudo tornou-se uma referência quando se trata do comportamento leitor no país, desde seu lançamento em 2001. Seus resultados foram amplamente divulgados e orientaram estudos; projetos e a implantação de políticas públicas do livro e leitura no país. 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Hoje é o Dia Internacional do Livro Infantil. Comemore incentivando a leitura.


 

Comemora-se hoje, 2 de abril, o Dia Internacional do Livro Infantil, data em que nasceu o grande escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
                            
O livro infantil é uma obra escrita, ilustrada ou não, lida e apreciada pelas crianças. Geralmente, as histórias desses livros são inspiradas nas lendas e tradições do folclore dos povos, mas há também livros apenas ilustrados, sem texto. Esses livros podem ter, ainda, caráter didático ou apenas lúdico.
Você, que gosta de leitura, aproveite o dia de hoje e incentive este prazeroso hábito. Dê ou empreste livros infantis para as crianças de sua convivência. Dessa forma, com certeza você vai ajudar a semear um futuro melhor para nosso país.

Eu tento contribuir com esse futuro através deste Blog de Incentivo à Leitura, com doações de livros para as bibliotecas comunitárias, sorteios de títulos variados e o lançamento de livros infantis, como "O barulho na floresta" e "Um amor diferente", ambos com o selo da Litteris Editora, através dos quais procuro passar mensagens de otimismo, alegria e esperança.