sexta-feira, 28 de junho de 2013

A árvore que ‘dá livros’ continua fazendo sucesso em Padre Miguel



Poeta e escritor usa criatividade para divulgar suas obras

Você já ouviu falar que “livro dá em árvore”? Pois bem, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, mais precisamente em Padre Miguel, isso é a pura verdade. É que o poeta e escritor Darlan de Andrade utiliza uma árvore para vender seus livros e tem feito um grande sucesso, não só entre as crianças, mas também entre os adultos.

Hoje em dia, Darlan utiliza uma árvore itinerante, com base de rodinhas, que ganhou de presente do artista plástico Clécio Régis depois que a Prefeitura do Rio cortou a árvore que o escritor utilizava como vitrine literária – ela estava morta, com os galhos secos há mais de cinco anos.
 
Darlan de Andrade e sua árvore itinerante: uma vitrine literária


A estratégia de usar as obras como ‘frutos’ foi criada pelo publicitário Marcos Oliveira, que queria ajudar o amigo a vender exemplares de Árdega e Mar de Nós: Poesias, ambos de autoria de Darlan. Os livros, então, começaram a ‘brotar’ da antiga árvore, que foi revestida com plástico e ganhou folhas de alumínio e luzes pisca-pisca, “para chamar mais a atenção”. Na época, o escritor foi o personagem de uma matéria publicada pelo jornal Extra.


Condenada, a árvore, que ficava na Rua da Sofia, no Ponto Chic, um dos mais tradicionais de Padre Miguel, acabou derrubada pela Prefeitura. A ideia da divulgação, no entanto, ‘deu frutos’ e Darlan ganhou a versão mais moderna. Todos os domingos o escritor e sua árvore podem ser encontrados na mesma Rua da Sofia, na calçada do Shopping Popular Ponto Chic, onde fica o Bar do Valdir. O comerciante, inclusive, costuma ‘dar uma forcinha’ vendendo os livros em seu estabelecimento quando Darlan não está ali com sua agora itinerante árvore literária.

Novo fruto a caminho

Nascido e criado na Vila Vintém, o poeta e escritor não sabe quantos livros já vendeu – acredita que tenha ultrapassado os 600 exemplares. Apaixonado pelas palavras desde criança, Darlan escreve poesias desde os 11 anos. Seu primeiro livro, Árdega, ganhou prefácio do professor Antônio Olinto, então membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), falecido em 2008. “É a ele que agradeço pelo meu ingresso de fato no mundo literário, quando pude romper todas as barreiras financeiras e sociais existentes”, afirma.

O segundo livro, Mar de Nós: Poesias, veio em junho de 2012, lançado com a ajuda de uma gráfica de Padre Miguel e de amigos, comerciantes e empresários da região. “Houve até uma festa para apresentação da obra, com a participação de vários músicos de Padre Miguel, que cantaram gratuitamente. Foi emocionante”, relembra Darlan.

Agora, ele se prepara para lançar sua terceira obra, batizada de Pé de Poesias, que já está pronto e conta com capa de Clécio Régis e prefácio do premiado publicitário e amigo Marcos Oliveira. Darlan acredita que esta será a melhor de suas obras. “Trabalho com a fé literária de quem acredita que o próximo trabalho será muito melhor do que os anteriores”, enfatiza.

ENCONTRO LITERÁRIO - Nesta sexta-feira (28/6) pela manhã, Darlan de Andrade vai participar de um encontro sobre literatura que acontece mensalmente no Colégio Coronel Corsino do Amarante, na Rua do Imperador, 62, em Realengo, também na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A entrada é franca.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Obra de Rene Silva e Sabrina Abreu traz retrato inédito dos moradores de uma das maiores comunidades do Brasil



 Livro “Salve Complexo do Alemão” tem lançamento previsto para o dia 24 de julho, na Livraria Travessa de Ipanema

Formada por 13 favelas com mais de 70 mil habitantes, o Complexo do Alemão tem uma história marcada por violência, exclusão e desconhecimento. Não faz muito tempo, poucas eram as pessoas, além dos moradores, a subirem o morro. Então quase nada se sabia sobre quem vivia lá. O cenário hoje não é o mesmo e todas as atenções estão voltadas para um mundo até então reduzido apenas aos limites da favela. Exemplo disso é o livro A Voz do Alemão, escrito em parceria pela jornalista Sabrina Abreu e pelo jovem Rene Silva, morador do Alemão.

Na obra, com o selo da nVersos, Sabrina e Rene recuperam a história do Complexo ao contá-la por meio do jornal Voz da Comunidade, criado por Rene aos 11 anos de idade. Para isso, trazem uma grande diversidade de fontes que, somada à rica pesquisa, tornam a obra um retrato real e plural da comunidade.

Conhecido como “Rene do Voz”, o jovem criou o jornal em 2005 para falar sobre os problemas e necessidades dos moradores do Morro do Adeus, local onde vivia com os avós, a mãe e os irmãos. O que começou com uma folha de sulfite dobrada em quatro partes tomou força por falar daqueles que, até então, eram invisíveis diante da grande violência em que viviam.

“O Complexo só costumava ser citado quando o conteúdo se referia às vendas de drogas e às guerras do tráfico”, afirma Helcimar Lopes, pesquisador e supervisor do Instituto Raízes em Movimento, uma ONG sediada no Morro do Alemão.

Rene Silva e Sabrina Abreu
A notoriedade de Rene dentro do Complexo cresceu e se firmou, porém, foi apenas cinco anos depois, no dia 27 de novembro de 2010, com um post no Twitter, que a fama o alcançou. Nele, Rene falava sobre a movimentação dos traficantes um dia antes da ocupação policial que foi notícia no mundo todo. “No dia seguinte, repórteres de cinco jornais diferentes esperavam na rua para entrevistar Rene”.

Com a fama, veio a oportunidade de aumentar os projetos sociais. Além do jornal, Rene também havia criado todo um cronograma de ações aproveitando datas comemorativas, como o Natal e a Páscoa. “Eles tiveram um salto de qualidade e alcance depois que o jornal comunitário ganhou mais visibilidade – e que Rene teve acesso a quem poderia ajudá-lo a conseguir mais doações e atrações”. Com o apoio de famosos, como Preta Gil e a banda NX Zero, as arrecadações e doações saltaram de volume.

A Voz do Alemão é a constatação de que força de vontade e atitudes podem fazer a diferença. O livro, em 200 páginas, documenta e promove o sucesso das “crias do Complexo” sem se esquecer do passado sofrido, mas com esperança. Sua pluralidade e riqueza de detalhes oferecem ao leitor uma oportunidade única de imersão na realidade do Complexo, o que o torna único.

Atmosfera da comunidade

Rene organizou uma Colônia de Férias junto com o GEDMA (Foto: Hélio Araújo)
Buscando detalhes da trajetória de su­cesso de Rene Silva e do Voz da Comunidade, Sabrina Abreu captou também a atmosfera do Complexo do Alemão após a pacifi­cação, iniciada em 2010. A reconstru­ção da autoestima dos moradores, a chegada dos turistas e o florescer de novos empreendimentos nesse conjun­to de favelas são parte dos relatos da autora, assim como os problemas que ainda persistem, como as reclamações da juventude com relação à abordagem policial e à falta de infraestrutura.

Guiada pelos becos e vielas por Rene e outros adolescentes repórteres do Voz, ela ouviu histórias dos tempos da guerra entre traficantes e conheceu pessoas que, de forma criativa e obstinada, melhoram a própria vida e o local onde vivem. A Voz do Alemão mostra como Rene aproveitou a visibilidade conquistada por ele nas redes sociais, e na grande imprensa, para quebrar a invisibilida­de social de sua comunidade.

Corren­do com a tocha Olímpica nos jogos de Londres de 2012 ou vivendo sua própria vida na novela Salve Jorge, de Glória Perez, veiculada na Rede Globo, ele se tornou um embaixador da favela. E fez questão de mostrar que é apenas um entre mi­lhares e milhares de jovens com ânsia por transformação. No Complexo ou no resto do Rio de Janeiro. E do Brasil.
 
Mais de 70 mil pessoas moram no Complexo do Alemão (Foto: Hélio Araújo)
Por três décadas, o Complexo do Alemão, graças às guerras entre facções criminosas, foi descrito pela imprensa como “cidade do tráfico”, “coração do mal” e até “inferno”. Um dos resultados da marginalização do território foi a marginalização de seus moradores. Com o início do processo de pacificação, em novembro de 2010, tornaram-se conhecidos exemplos de empreendedorismo e de sucesso dentro desse conjunto de favelas. O mais famoso deles é Rene Silva, que se destacou naqueles dias ao narrar a movimentação das tropas policiais e a de­bandada dos traficantes, via Twitter. Cinco anos antes, o garoto criara o jornal Voz da Comunidade, que hoje é um veículo de comunicação premiado e conhecido no Brasil e no exterior. 

Teleférico tem atraído ao milhares de turistas ao Alemão (Foto: Hélio Araújo)
Fio condutor de A Voz do Alemão, a trajetória de Rene soma-se à de vários outros jovens do Complexo, que estudam, trabalham e não se conformam com a falta de infraestrutura do local onde vivem. Eles são a maioria. Um coro de vozes que se levanta para que a paz seja real e duradoura.

Sobre os autores

Sabrina Abreu é jornalista formada em Imagem e Cultura de Mídia pela Univer­sidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Autora de outros três livros de não fic­ção, incluindo Meu Israel: viagem ao país onde céu e terra se encontram, ela frequenta o Complexo do Alemão desde 2011. Atualmente, vive em Belo Horizonte, onde é colunista da revista Veja BH.

Rene Silva
é criador e editor-chefe do jornal Voz da Comunidade e morador do Complexo do Alemão.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Petrópolis ganha versão atualizada do seu Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer



Com a chegada do inverno, a Região Serrana do Rio de Janeiro recebe milhares de visitantes, que aproveitam o clima e a gastronomia oferecida em diversos pontos. Para ajudar quem visita a região, a jornalista e escritora Christiane Michelin lança hoje (26/6) a 13ª edição do Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Petrópolis: Centro Histórico, Itaipava e Arredores. A sessão de autógrafos vai acontecer a partir das 19h, no Restaurante Barão Gastronomia de Itaipava (Estrada União e Indústria, 13.581 - Itaipava - Petrópolis – RJ).

A noite promete ser especial, com a presença de amigos, parceiros e delícias gastronômicas de Barão Vieira, Daniela Varanda, Vânia Campinho Tavares e Tudo de Bom (Marcos J T Oliveira). O brinde será com vinhos e espumantes do Chateaux de Miontagne (Woerl Wine). Para participar não é preciso convite: basta adquirir um exemplar do Guia (R$ 25).

Chistiane Michelin: profunda conhecedora de Petrópolis
Bilíngüe (português-inglês), o livro apresenta sete diferentes roteiros para quem deseja conhecer a região, com mapas e fotos coloridas dos estabelecimentos e pontos históricos de Petrópolis, a Cidade Imperial. Entre as novidades desta 13ª edição do Guia estão a inclusão de roteiros, dicas e serviços de Secretário, distrito de Petrópolis, além de maior destaque para empresas ligadas ao setor de festas na cidade e um espaço com dicas voltadas para os empresários do segmento turístico e comercial.

Após o lançamento desta noite, Christiane Michelin vai se dedicar à preparação da 4ª edição do Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Teresópolis e Nova Friburgo, com lançamento ainda sem data definida.

Foto: Divulgação




quarta-feira, 19 de junho de 2013

CANCELADO lançamento do livro "A vida de jornalista como ela é"

ATENÇÃO - AVISO IMPORTANTE
Em função do jogo de amanhã, quinta-feira (20/6), no Maracanã, quando muitos jornalistas irão trabalhar; do ponto facultativo em várias repartições; da dificuldade de transportes públicos; e de um possível novo caos na cidade em função de novas manifestações, o grupo JORNALISTASRJ, que mantém uma página no Facebook, decidiu CANCELAR o lançamento do livro A vida de jornalista como ela é - O melhor do Blog de Duda Rangel, de Anderson Couto e Emerson Couto, que seria realizado nas dependências da FACHA - Faculdades Integradas Helio Alonso, em Botafogo. O lançamento ficará para agosto e a nova data será informada posteriormente pelos organizadores e publicada também aqui neste Blog.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Parceria entre a CBL e a Apex-Brasil promove ação para estreitar vínculos entre editores e jornalistas estrangeiros e editores brasileiros

Brazilian Publishing Experience será realizado no Rio de Janeiro e apresentará o setor editorial brasileiro para formadores de opinião da Europa e dos Estados Unidos 

 

Entre os dias 1º e 6 de julho, o Projeto Brazilian Publishers – parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – realizará, no Rio de Janeiro, um conjunto de ações para divulgar o setor editorial brasileiro e promover a venda de direitos autorais. Intitulado Brazilian Publishing Experience, o programa visa estreitar os laços comerciais de editoras nacionais com parceiros estrangeiros e divulgar a produção editorial brasileira no exterior. Neste ano, especificamente, em que o Brasil será homenageado na Feira do Livro de Frankfurt, a Alemanha é país-alvo da iniciativa.

O programa reunirá representantes de editoras e jornalistas de países como Alemanha, Espanha e os Estados Unidos para mostrar a cadeia produtiva do livro no Brasil, gerar oportunidades de negócios e aumentar a percepção internacional dos produtos e serviços brasileiros.

Encontros em 2012  foram importantes para o setor
Nos seis dias de programação, os convidados terão a oportunidade de visitar editoras brasileiras que integram o Brazilian Publishers. Também vão participar de agenda que combinará atividades de conhecimento do Brasil e do mercado editorial local, previstas para as cidade do Rio de Janeiro e de Paraty (RJ) quando, durante a Festa Literária de Paraty (FLIP), vivenciarão a literatura brasileira.

Estão confirmados no Brazilian Publishing Experience 2013 os alemães Torstein Casimir, editor chefe da Boersenblatt; Ruthard Stäblein, redator na Hessischer Rundfund; Thomas Maier, correspondente da DPA (Deuteschesland Press Agency); Paula Peretti, diretora do Grupo Editorial Bastei Lübbe; a espanhola Teresa Peces, diretora da Delibros; e o americano Chad Post, editor da Open Letter Books da Universidade de Rochester.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008 como uma parceria entre a CBL e a Apex-Brasil, o Brazilian Publishers visa a promoção e a divulgação da produção editorial brasileira no mercado global. Para alcançar esse objetivo, realiza ações de promoção comercial  do trabalho das editoras participantes do projeto em eventos no Brasil e nos mercados-alvo.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Já estão à venda os ingressos para a Flip 2013



Começou na manhã desta segunda-feira (10/6) a venda de ingressos para a Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip 2013, realizada pela Ingresso Rápido via internet (www.ingressorapido.com.br), por telefone (4003-1212) e nos pontos de venda credenciados (confira abaixo os pontos sem taxa de conveniência). Durante a Flip, a venda será efetuada apenas na bilheteria oficial do evento em Paraty.

O limite é de dois ingressos para cada mesa de acordo com o CPF do comprador. Estudantes e idosos tem direito à meia-entrada, assim como pessoas com deficiência. O documento para comprovação deverá ser apresentado na entrada da tenda.

Serão colocados à venda ingressos para a conferência, show de abertura e para as 20 mesas literárias do programa principal. Existe a opção de assistir ao debate presencial na tenda dos autores ou sua transmissão ao vivo na tenda do telão (à exceção da mesa 10 “Uma vida no cinema”, que não será transmitida). A mesa Zé Kléber é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes. A programação da FlipMais será divulgada em junho, bem como suas respectivas informações de ingresso.

O canal mais adequado para a compra é o site www.ingressorapido.com.br. Como os ingressos acabam rapidamente, é recomendável fazer o cadastro prévio no site, fornecendo CPF, RG, endereço completo e telefones.

Para efetuar a compra on-line, localize a mesa desejada, selecione a tenda (tenda dos autores ou tenda do telão), o valor (inteira ou meia) e a quantidade de ingressos, clicando na tecla “incluir no carrinho”. Fique atento ao relógio na parte inferior da tela -- após 20 minutos, a reserva expira e a compra deve ser recomeçada. Uma vez concluída a transação, o cliente receberá um e-mail de confirmação.

Informações completas sobre entrega, taxas, troca ou devolução de ingressos em: www.ingressorapido.com.br/Politicas.aspx

Preços
Conferência de abertura e mesas literárias
Tenda dos autores
R$ 46
Tenda do telão
R$ 12
Show de abertura
Tenda do telão
R$ 46 (cadeira)
R$ 22 (pista)

Como comprar
1. Internet

2. Telefone
4003-1212 (número nacional)
Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados das 12h às 18h (no dia 10 de junho, a venda começa às 10h).

3. Pontos de venda
a) Sem taxa de conveniência:
Bilheteria do Teatro Tuca
Rua Monte Alegre, 1.024 – Perdizes – São Paulo
Horário de atendimento: terça a sábado das 14h às 19h; domingo e feriado das 14h às 18h (com atendimento das 10h às 18h no dia 10 de junho)
Aceita todas as formas de pagamento

RJ – FNAC Barra
Barra Shopping – Av. das Américas, 4.666 – Loja B 101/114 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Horário de atendimento: de segunda a sábado das 10h às 20h; domingo das 13h às 18h; feriados das 15h às 18h
Aceita todas as formas de pagamento

Paraty Tours
Apenas para moradores de Paraty mediante comprovação de residência
Av. Roberto Silveira, 11 – Centro – Paraty/RJ
De segunda a quarta, das 10h às 17h

b) Demais pontos de venda
Consulte a lista completa dos pontos de venda presencial em

A Flip acontece entre os dias 3 e 7 de julho, em Paraty, e vai reunir mais de 40 autores, estrangeiros e brasileiros, que discutirão a literatura sob diferentes abordagens.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

"Demônios da Noite" abre o catálogo de 2013 do Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira

Rio de Janeiro é cenário de livro vampiresco. Neste sábado tem lançamento em Itgauaí

O fluminense M. K. Takenaka publica seu primeiro livro e já se revela como um escritor criativo com uma imaginação que vai além de suas pesquisas e bagagem literária. Em Demônios da Noite, Takenaka narra uma grande destruição que pode acontecer no Rio de Janeiro. Em meio ao tráfico de drogas, fabricação de armas e artigos bélicos, a polícia carioca se depara com uma trama cheia de disputas e vingança.

O confronto traz a tona um segredo quase impossível de se manter oculto: a existência de vampiros na cidade Maravilhosa. Eletrizante, esta obra é uma verdadeira  caçada que parece não ter fim.

Neste sábado, 8 de junho, Takenaka realiza sessão de autógrafos de sua obra às 15h, na Câmara Municipal de Itaguaí, na Rua Amélia Louzada, 277, centro, Itgauaí, RJ.

“O Morro do Tubarão no Rio de Janeiro tem um novo traficante: Hashid. Conhecido como o demônio persa, um vampiro que atravessa séculos de histórias e confrontos. E Gengis Khan, um importante rival desse passado conturbado, suspeita da presença dele na cidade maravilhosa e arquiteta um plano para destruí-lo. O número de mortes misteriosas aumenta e atrai a atenção da polícia carioca, que acaba se envolvendo nesta trama de tráfico de drogas e mortes misteriosas. O confronto entre esses antigos inimigos incita o caos, o que pode tornar quase impossível manter em sigilo a existência de vampiros, até então preservada. A caçada parece não ter fim e uma grande destruição pode estar a caminho”. (4ª capa)

Sobre o autor: 
M. K. Takenaka nasceu em 1967 em Itaguaí, no Rio de Janeiro, onde vive até hoje. Formou-se em Administração na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O interesse pela leitura surgiu na adolescência, principalmente pelos temas sobrenaturais: terror e suspense. A partir daí, surgiu a pretensão de tornar-se um escritor. Muito tempo depois, nos idos de 2000, já pai de uma menina, decidiu pôr esta vontade em prática. E agora a torna pública, pelo selo Novos Talentos da Literatura.

Confira abaixo a entrevista que o Selo Novos Talentos fez com o autor:

Demônios da Noite mistura tráfico de drogas, armamento e vampiros. O que te levou a misturar todos esses elementos em sua obra?
Takenaka: O tema vampiros sempre se manteve na mídia desde Drácula de Bran Stoker e Nosferatu no cinema mudo. A ideia era trazer um vampiro antigo para o Rio atual, com a inovação de que este vampiro, enquanto humano era usuário de entorpecentes e como vampiro descobriu uma forma de manter o vício, por isso o envolvimento com o tráfico de drogas. A ação da polícia criando unidades pacificadoras em comunidades afetadas pelo tráfico serviu de inspiração para a ação dos personagens no morro, muito embora a imaginação tenha trabalhado bem mais que as pesquisas.

Como foi o processo de pesquisa para o livro? Quanto tempo se dedicou em conhecer mais sobre o tráfico carioca, artigos bélicos? 
Como disse antes, a imaginação funcionou mais que as pesquisas, mas é claro que elas aconteciam o tempo todo, pesquisas na internet eram mais comuns, busca de noticiários envolvendo o tráfico e a polícia numa tentativa de aproximar ao máximo do modo de operação de ambas as partes. Não há como falar de tráfico e polícia sem falar de armas. Um vampiro ancião vive entre os humanos como um poderoso empresário fabricante de armas e artigos bélicos, não foi difícil buscar na internet os vários tipos de armas existentes. Levei aproximadamente dois anos trabalhando neste projeto, dividindo meu tempo produtivo com minha atividade profissional na época.

Quais são suas influências literárias? Como podemos encontrá-las no seu livro?
Minhas influências, como não podiam deixar de ser foram Bran Stoker, com o clássico Drácula, Anne Rice com as aventuras de seu vampiro Lestat e os demais das Crônicas Vampirescas, e Stephen King em diversas obras que conseguem até elevar nossa pressão arterial nos momentos de suspense e tensão. O modo de ser morto-vivo é o tradicional, estilo Drácula, a forma dos vampiros atravessarem os séculos mesclando o passado e a modernidade com uma pitada de suspense e aventura é um estilo próprio que mistura as influências recebidas e adiciona ideias novas.

O que o leitor pode esperar da sua obra?
Antes de qualquer coisa: entretenimento. Demônios da Noite é capaz de prender o leitor e remeter sua imaginação as passagens e caminhos traçados por letras e palavras. O cenário cotidiano ajuda na construção mental de locais e personagens. O leitor se verá envolvido numa caçada que dura séculos e está prestes a ter seu desfecho no Rio de Janeiro.

Ficha técnica:
Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira
ISBN: 978-85-7679-865-1
Páginas: 512
Formato: 21 x 14 cm
Por: R$ 39,90

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Começa hoje (5/6) no Rio de Janeiro o 15º Salão do Livro para Crianças e Jovens



Para quem gosta de literatura infantil e juvenil, um programa imperdível é visitar o 15º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que começa nesta quarta, dia 5, e se estende até o próximo dia 16, no Centro de Convenções SulAmérica (Avenida Paulo de Frontin, 1), na Cidade Nova, no Centro do Rio de Janeiro. 
 
O Salão, um dos mais importantes eventos literários do país e um dos únicos focados no público infanto-juvenil, faz nesta edição uma homenagem à Colômbia, traçando um panorama da literatura jovem do país, e traz como tema central a ‘Ilustração’. Na programação estão agendados bate-papos com os principais escritores e ilustradores do país, como Ana Maria Machado, Marina Colasanti, Walcyr Carrasco, Ziraldo, Bia Bedran, Mary e Eliardo França, Eucanaã Ferraz e Roger Mello, entre outros.

O evento promove encontros com escritores, lançamentos de títulos, performances de ilustradores e palestras com autores e especialistas. O Salão FNLIJ conta com quatro bibliotecas específicas para cada público, além do Espaço de Leitura e do Espaço do Ilustrador. Durante os doze dias de feira, a FNLIJ reunirá 71 editoras entre 85 estandes e vai permitir a estudantes, professores, crianças e adultos um verdadeiro mergulho no mundo da Literatura. 
 

Como já faz parte da tradição, ainda haverá quatro bibliotecas, entre elas a Biblioteca para Bebês, além da visita de escolas, que pode ser agendada pelo e-mail: visitacaoescolar@fnlij.org.br.
 
O 4º Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil — ação voltada para o público de livrarias envolvido com a produção editorial de livros de ficção para crianças e jovens — marcará o início das atividades. Esses profissionais discutirão “A comercialização dos e-books e o papel das livrarias na formação do jovem leitor”. 
 
Segundo os organizadores, a escolha da Colômbia como país homenageado é fruto de várias parcerias travadas pelo país com o Brasil, no setor cultural. No ano passado, o Brasil foi homenageado na 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá. Neste encontro, a FNLIJ organizou um espaço do livro para crianças e jovens, a convite do Itamaraty.

A visitação será aberta ao público das 8h30 às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 10h às 20h, aos sábados e domingos. O ingresso custa R$5. Além de professores da rede municipal do Rio de Janeiro, a gratuidade é concedida aos maiores de 60 anos, portadores de deficiência e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ.


Serviço
15º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens
Data: 5 a 16 de junho de 2013
Horário: Segunda a sexta | 8h30 às 18h / Sábados e domingos | 10h às 20h
Ingresso: R$ 5,00
Gratuidade para maiores de 60 anos, pessoas com deficiência, professores da rede municipal do RJ e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ
Local: Centro de Convenções SulAmérica
Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro