segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014


Ex-dirigente do Botafogo lança livro sobre o marketing dos clubes de futebol



O ex-diretor comercial e de marketing do Botafogo, cargo que ocupou por quase cinco anos, Marcelo Guimarães, lança nesta terça-feira, dia 25, o livro Paixão S.A - Como anda o marketing do clube do seu coração. A sessão de autógrafos vai acontecer a partir das 19h na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon (Avenida Afrânio de Mello Franco, 290, loja 205-A), na Zona Sul do Rio de Janeiro.



O livro tem a apresentação do humorista e ator botafoguense Hélio de la Peña e prefácio do diretor executivo de Marketing do Internacional, Jorge Avancini. A publicação, com o selo da Editora CRV, tem o objetivo de abordar as nuances da gestão e do marketing nos clubes de futebol. 

Dentre outras abordagens, o livro indica como elaborar um plano estratégico, como estratificar o mercado consumidor da bola e como estruturar uma equipe de marketing. Ele trata ainda das relações do marketing com o futebol, relaciona os principais erros cometidos pelos gestores, menciona sobre como estruturar a operação de uma arena e reflete sobre os programas de sócio torcedor. Aliás, sobre esse tema, já no lançamento do livro, Marcelo Guimarães colocará um atendimento informando para os convidados interessados o passo a passo de como se associar ao plano do seu clube do coração.

“Estimular a rentabilização dos clubes será uma missão do projeto 'Paixão S.A.' e aqueles que comparecerem ao lançamento terão à sua disposição um serviço adicional para atendê-los sobre o assunto”, diz Marcelo, que, além de ter trabalhado no clube alvinegro, tem experiência na iniciativa privada.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

"As Titias da Folia" será lançado hoje (4/2) no Bar Ernesto na Lapa



Será lançado hoje (4/2), terça-feira, a partir das 19h, no Bar Ernesto, na Lapa (RJ), o livro As Titias da Folia - O brilho maduro de escolas de samba de alta idade, que tem o selo da Editora Nova Terra e é o segundo da série "Família do Carnaval". Além de muito samba, a noite de autógrafos contará com a presença de inúmeras figuras marcantes das escolas homenageadas.
 



Em 40 textos, a obra conta as histórias de quatro agremiações do carnaval do Rio de Janeiro: Estácio de Sá, Unidos da Tijuca, Unidos de Vila Isabel e Unidos de Viradouro. Os autores são o jornalista e curador do projeto, Fábio Fabato, os historiadores Luiz Antonio Simas e Vinícius Natal, e os pesquisadores Julio Cesar Farias e Marcelo Camões. 

Quem assina o prefácio de As Titias da Folia é Fernando Pamplona, considerado o pai do carnaval contemporâneo e líder da geração de carnavalescos que marcou os desfiles a partir dos anos de 1960, falecido em setembro do ano passado. A autoria do posfácio é do carnavalesco e figurinista Chico Spinosa, campeão pela Estácio de Sá em 1992.

O livro é a continuação da série, que se iniciou com As Três Irmãs: como um trio de penetras ‘arrombou a festa’, que conta a história de Beija-Flor de Nilópolis, Imperatriz Leopoldinense e Mocidade Independente de Padre Miguel. Os autores são Fábio Fabato, o pesquisador Alexandre Medeiros e o jornalista Alan Diniz. 

 Luiz Antonio Simas, Marcelo Camões, Fábio Fabato, Julio César Farias e Vinicius Natal (Arquivo Pessoal  João Luiz Ribeiro)
Serviço:
As Titias da Folia - O brilho maduro de escolas de samba de alta idade (Editora NovaTerra)
Preço: R$ 32,90
Fábio Fabato / Julio Cesar Farias / Luiz Antonio Simas / Marcelo Camões / Vinicius Natal
Lançamento: 04 de fevereiro (terça-feira)
Bar Ernesto - Largo da Lapa 41 - Lapa - RJ (ao lado da Sala Cecília Meireles)
Horário: 19 horas