quarta-feira, 23 de abril de 2014

23 de abril: Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de abril, e organizado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura) para promover a o prazer da leitura, a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de outubro e 16 de novembro de 1952.

A data de 23 de abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Para além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

Por causa disso, passamos a comemorar no mundo todo o Dia do Livro. E como livro não nasce em árvores, também se resolveu estender a comemoração ao direito daquele que escreve o livro: o autor! O autor é o poeta, o romancista, o cientista, o filósofo, o professor. É quem cria o conhecimento e também quem transmite este conhecimento.

Ninguém nasce gostando de ler. Ler é uma coisa que a gente aprende devagar e que leva com a gente para a vida toda. O livro é uma forma universal de transmissão de conhecimento. Por isto ele une culturas tão diferentes, países tão distantes entre si.

O direito desses criadores é garantido por lei. Quem cria o livro tem direito a ter sua obra protegida e a receber por aquilo que criou. 

Todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o dia.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Morre o escritor colombiano Gabriel García Márquez



Morreu na tarde desta quinta-feira (17), na Cidade do México, o escritor colombiano Gabriel García Márquez. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, o escritor e jornalista morreu em casa, aos 87 anos, rodeado de parentes e amigos.

Gabriel García Márquez morreru na Cidade do México
Nascido em Aracataca, na Colômbia, no dia 7 de março de 1927, García Márquez, que era também jornalista, vivia atualmente no México. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera.

“Mil anos de solidão e tristeza pela morte do maior colombiano de todos os tempos!", escreveu o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, em sua conta pessoal no Twitter. Na mensagem, Santos manifestou solidariedade e prestou condolências à família de García Márquez.

Seu primeiro livro, La Horajasca, foi publicado em 1955 e apresenta pela primeira vez o povoado fictício de Macondo, onde mais tarde seria ambientada a história de Cem Anos de Solidão. Publicado em 1967, o livro é considerado o mais importante da carreira de García Márquez e também a segunda obra mais relevante de toda a literatura hispânica, ficando atrás apenas de Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. Cem Anos de Solidão já vendeu cerca de 30 milhões de exemplares em 35 idiomas.

Em 1982, García Márquez foi escolhido o vencedor do Nobel de Literatura “pelos seus romances e contos, em que o fantástico e o real se combinam num mundo densamente composto pela imaginação, refletindo a vida e os conflitos de um continente”, segundo o comitê.  Foi o segundo latino-americano a receber o prêmio, tendo sido o chileno Pablo Neruda o primeiro.

Depois do Nobel, García Márquez publicou livros como O Amor nos Tempos do Cólera, Notícia de um sequestro e sua autobiografia, Viver para Contar, de 2002. Seu último livro, Memórias de minhas putas tristes, foi escrito e lançado em 2004. Em abril de 2009, o escritor anunciou que iria se aposentar e não publicaria mais nenhum livro. A notícia foi confirmada em 2012, quando seu irmão anunciou que Gabo sofria de demência, havia perdido a memória e não voltaria a escrever.

Vida pessoal
Os pais de García Márquez chamavam-se Gabriel Eligio García e Luisa Santiaga Márquez e tiveram, além dele, dez filhos. Quando seus pais se mudaram para Barranquilla, em 1929, o escritor permaneceu em Aracataca e passou a morar com os avós, Doña Tranquilina Iguarán e o coronel Nicolás Ricardo Márquez Mejía, que teriam inspirado personagens de Cem Anos de Solidão.

Em 1958, após retornar da Europa, casou-se com Mercedes Bacha, um amor de infância, com quem teve dois filhos: Gonzalo e o cineasta Rodrigo.

García Márquez teve câncer duas vezes: em 2002, anunciou que a doença tinha atingido seu sistema linfático e, em 2014, a família informou que pulmão, gânglios e fígado estavam comprometidos. Por causa de sua idade avançada, o escritor não passou por novo tratamento, recebendo apenas cuidados paliativos.

Em seus últimos anos, as aparições públicas de Gabriel García Márquez diminuíram bastante. A última foi no seu aniversário, quando saiu de casa para receber os parabéns de jornalistas e alguns leitores.

Presidente Dilma: personagens de García Márquez ficarão na memória de milhões de leitores

A presidenta Dilma Rousseff disse que recebeu com tristeza a notícia da morte do escritor colombiano Gabriel García Márquez, “dono de um texto encantador”, segundo ela. O escritor morreu hoje (17), aos 87 anos, na Cidade do México. Para Dilma, os personagens singulares de García Márquez continuarão “no coração e na memória de seus milhões de leitores”.

Presidente Dilma
“Dono de um texto encantador, Gabo [como o escritor era conhecido] conduzia o leitor pelas suas Macondos imaginárias como quem apresenta um mundo novo a uma criança”, disse a presidenta, em referência ao vilarejo onde se passa uma de suas principais obras, Cem Anos de Solidão.

“Seus personagens singulares e sua América Latina exuberante permanecerão marcados no coração e na memória de seus milhões de leitores”, afirmou Dilma em nota de pesar e na sua conta pessoal no Twitter.

Ex-presidente Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também lamentou a morte do mais famoso autor colombiano. “Gabriel García Márquez foi um extraordinário escritor, um exímio jornalista, um grande militante das causas democráticas populares e um símbolo para todos nós da América Latina e do mundo”, disse.

Para Lula, o escritor retratou com “grande talento” a realidade e a magia do povo latino-americano. “Ele, que foi o primeiro colombiano a receber o Prêmio Nobel de Literatura, representou a América Latina em suas obras e por onde passou”, disse o ex-presidente. 

Morte é lamentada na 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura


Vieira foi preciso ao dizer que a notícia era muito triste "para a gente". Cada um dos debatedores tinha uma ligação com o escritor. "O primeiro livro que eu li do começo ao fim foi Cem Anos de Solidão. O primeiro livro que eu li numa sentada. E reli agora, depois de 30 anos, também numa sentada. Um livro que você não cansa, que pode ler de cinco em cinco anos e cada vez descobre mais alguma coisa", disse o também poeta Nicholas Behr.

O livro, um dos títulos mais conhecidos do autor, ao lado de O Amor nos Tempos do Cólera, também é admirado pelo poeta Ademir Assunção, vencedor do prêmio Jabuti de Poesia no ano passado. "Tenho certeza que a maioria dos leitores de 50, 60 anos se encantaram e se admiraram com Cem Anos de Solidão. Para quem costuma ler, gosta de ler, o livro encantou, assustou e pasmou grande parte dos leitores".

Assunção explica: "O livro surgiu numa literatura com uma voz muito diferente, tanto na literatura brasileira quanto na latino-americana", diz e acrescenta. "Para mim, o que me encanta [na obra] é como a realidade se desdobra em muitas realidades".

A morte do escritor foi uma surpresa para o poeta Wilson Pereira. "Sou leitor assíduo, já li quase todos os livros dele, sabia que ele estava adoentado, mas esperava que ele fosse viver um bom tempo ainda. O mundo perde um dos seus grandes escritores da modernidade, da atualidade".

Na plateia, a jornalista e escritora Theresa Hildar lamenta não ter conhecido García Márquez, não ter falado com o escritor. Ela conta que eles já estiveram no mesmo ambiente, em Nova York. Ela estava no Michael's Pub para escutar o cineasta norte-americano Woody Allen tocar. García Márquez também estava lá, em uma mesa próxima. "Eu tava tão louca para ver Woody Allen, que não vi o Gabriel García Márquez".

Para provar a história, Theresa guarda uma foto com o cineasta, na qual aparece também o escritor. "Eu não dormi a noite inteira, eu perdi a oportunidade de conhecer um ídolo. Nunca ia pensar que teria dois ídolos numa noite só. Eu ficava alimentando, um dia vou visitar a casa dele, agora não tem mais jeito. Agora é só história".

Fonte: Agência Brasil
Fotos: Divulgação

quarta-feira, 16 de abril de 2014

CBL abre inscrições para o Prêmio Jabuti 2014

A 56a edição do Prêmio Jabuti está com inscrições abertas até 30 de junho. Este ano, o prêmio que tem nova curadora, também estará de casa nova 

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) abriu as inscrições para o Prêmio Jabuti 2014, a maior condecoração literária do país.  Editores, autores, ilustradores, tradutores, capistas e designers têm até o dia 30 de junho para inscrever seus livros, em 27 categorias.

Serão aceitas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013, inscritas no ISBN e que apresentam ficha catalográfica. Até mesmo as antologias deverão ser compostas por textos integralmente inéditos para concorrer. Os interessados em se inscrever devem acessar www.premiojabuti.com.br. O site também disponibiliza o regulamento completo da premiação.



Novidades

O Prêmio Jabuti 2014 está repleto de novidades. A escritora e professora Marisa Lajolo é a nova curadora e o Conselho Curador, instituído em 2012, segue com Antonio Carlos de Moraes Sartini, Frederico Barbosa, Luis Carlos de Menezes e Márcia Lígia Guidin.

A cerimônia de entrega do Jabuti também estará de casa nova. Depois de oito anos sendo realizada na Sala São Paulo, o Jabuti chegará as mãos dos vencedores no Auditório Ibirapuera, em 18 de novembro de 2014.

E, por fim, uma nova categoria, a de número 27, foi criada: Tradução de Obra Literária Inglês-Português terá uma premiação especial, concedida pela British Council. Esta premiação será composta por viagem a um festival literário no Reino Unido em 2015, com todas as despesas de transporte, estadia e alimentação incluídas, além da oportunidade de conhecer autores e tradutores britânicos e de ter acesso a fontes de pesquisa de seu interesse que estejam disponíveis durante o período da visita.

Karine Pansa, presidente da CBL
Para a presidente da CBL, Karine Pansa, estas novidades enaltecem o caráter do Jabuti, que em mais de meio século de existência, renova-se permanentemente, cumprindo sua missão principal de promover o livro, conferir visibilidade à produção editorial brasileira, reconhecer talentos e revelar novos escritores.
        
A premiação

Os laureados em todas as categorias que compõem o prêmio receberão o troféu Jabuti e o valor de R$ 3,5 mil. Os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – não Ficção serão contemplados, individualmente, com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada.

Um júri composto por especialistas, indicado pelo Conselho Curador do Prêmio, escolherá os vencedores. Este  conselho ficará responsável pelo acompanhamento e pelo julgamento de todas as etapas do prêmio, bem como pelo julgamento dos casos não contemplados pelo Regulamento.


Editora Mackenzie participa da Feira Internacional do Livro de Buenos Aires

A Editora Mackenzie participa pela primeira vez da Feira Internacional do Livro, que acontece entre os dias 24 de abril e 12 de maio, em Buenos Aires. Neste ano, a cidade homenageada é São Paulo e os organizadores da Feira convidaram a Editora Mackenzie, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), a produzir um livro sobre a cidade, em parceria com a Editora Eduvim, da Universidade Nacional de Villa María (UNVM), Córdoba.

Desse convite surgiu assim o livro Narrar San Pablo: Una ciudad a través de sus libros, organizado por Helena Bonito Pereira, professora da UPM, para ser comercializado na Feira e também distribuído a personalidades de destaque no mundo editorial argentino e brasileiro.

A obra pretende aproximar os povos por meio de narrativas, contos, fragmentos de novelas e crônicas produzidas por escritores brasileiros que representam as últimas décadas do ciclo passado, ainda em atividade, e em destaque na nossa literatura.

Profesora Helena Bonito
O livro foi organizado em sequência cronológica e dividido em três partes: a primeira traz os escritores que participam do cenário brasileiro há mais tempo, como Lygia Fagundes Telles, Audálio Dantas, Ignacio de Loyola Brandão, Bernardo Kucinski e Anna Maria Martins. Na segunda estão os autores vinculados direta ou indiretamente à chamada “geração dos anos noventa” Luiz Rufatto, Luiz Brás, Elvira Vigna, Renato Modernell e Joaquim Maria Botelho; e na terceira parte está a nova geração, composta por jovens escritores como José Luiz Passos, Andrea del Fuego, Ricardo Lísias, Cristhiano Aguiar e Caio Tozzi, todos nascidos depois de 1970.

Indicado para todos os públicos, a obra reúne textos tradicionais e textos contemporâneos, retratando São Paulo em diferentes momentos, desde um período tranquilo até a vida agitada na metrópole de hoje.

A organizadora, Helena Bonito Pereira, fará no dia 27 de abril, às 14h30, uma palestra sobre o livro “Narrar San Pablo”, no estande San Pablo, una ciudad increible, organizado pela Biblioteca Mário de Andrade.

A Editora Mackenzie, hoje com quase 15 anos de mercado, publicou mais de 100 títulos nas áreas de Administração, Educação, Engenharia, Filosofia, Psicologia, Teologia, entre outras, contribuindo para o desenvolvimento da educação brasileira.

Serviço
Evento: 40ª Feria Internacional del libro de Buenos Aires
Data: De 24 de abril a 12 de maio

Local: H. Yrigoyen 1628 5.° Piso, Buenos Aires, Argentina

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Lançamento do livro “Eleição de Deputados – Estratégia Eleitoral” atrai candidatos em São Paulo



O lançamento do livro Eleição de Deputados – Estratégia Eleitoral, do especialista em marketing político Marco Iten, reuniu mais de 300 pessoas, a maioria candidatos, na Livraria Cultura do Shopping Market Place, em São Paulo-SP. Na ocasião também foi apresentada a Revista a ESTRATÉGIA MARKETING POLÍTICO.


 
Na obra, o especialista reuniu informações sobre como utilizar as mais modernas técnicas do Marketing Político para posicionar a imagem pública e transmitir a mensagem do deputado, atrair nichos eleitorais, formar a equipe, planejar e organizar as ações campanha – sempre dentro das regras vigentes, expostas na Legislação Eleitoral – e, assim, conquistar o sucesso.

Marco Iten ressalta que a população, cada vez mais, rejeita a classe política e suas práticas. Se a situação não é fácil para os candidatos a vagas no Poder Executivo, que são em menor número e têm maior potencial de exposição nas Mídias tradicionais – especialmente as eletrônicas, a dificuldade enfrentada por candidatos que disputam cargos do Legislativo, principalmente o de deputado, é ainda maior.

Por isso, o especialista orienta candidatos a abandonar velhas práticas e discursos ultrapassados e mudar conceitos para vencer a eleição. E alerta: é preciso inovar e se diferenciar para vencer.

“Campanha eleitoral não é para amadores”, afirma Marco Iten. Segundo ele, candidato bem sucedido, hoje, é aquele que sabe usar o que há de melhor em planejamento estratégico, gestão de pessoas, organização de dados e informações, gerenciamento de crises e comunicação para buscar legitimidade e representatividade e, com isso, atrair os eleitores e, consequentemente conquistar votos.

O autor

Marco Iten é especialista em campanhas eleitorais. Jornalista, consultor de marketing político e de comunicação pública, diretor da Exterior Editora/MarcoIten.Com e publisher da Revista ESTRATÉGIA MARKETING POLÍTICO. Atua no planejamento, coordenação e execução de campanhas eleitorais há mais de 30 anos. Presta consultoria para campanhas eleitorais (formatação do planejamento estratégico da campanha, definição da linguagem de campanha, leitura de pesquisas, formação de equipes de campanha, etc.); implantação ou readequação de área de Comunicação de instituições públicas e privadas; e gerenciamento de crise.

Centenas de pessoas prestigiaram o escritor Marco Iten
Realiza Media Training, ministra cursos e palestras sobre planejamento de campanhas eleitorais, oratória, gerenciamento de crises, planejamento estratégico de comunicação e assessoria de imprensa para partidos, candidatos, equipes de campanha, instituições públicas e privadas.

É autor de cinco livros: ‘ELEIÇÃO DE DEPUTADOS – Estratégia Eleitoral’; ‘ELEIÇÃO MUNICIPAL: VENÇA A SUA! As Novas Técnicas do Marketing Político’; ‘ELEIÇÃO DE DEPUTADOS: Planejamento, Estratégias e Execução Vitoriosa’; ‘INTERNET PARA ELEIÇÕES E MANDATOS’; e ‘ELEIÇÃO – VENÇA A SUA! As Boas Técnicas do Marketing Político’.

Marco Iten foi gerente de comunicação e marketing do SEBRAE-SP; Assessor de imprensa da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, durante a gestão Mário Covas; e assessor parlamentar. Foi fundador e diretor de jornal diário e de agência de propaganda.

quarta-feira, 2 de abril de 2014


Comemora-se hoje (2/4) o Dia Internacional do livro Infanto-juvenil

Hans Christian Andersen
Hoje (2/4) é comemorado o Dia Internacional do livro Infanto-juvenil e, para festejar a data, uma homenagem ao homem que começou a escrever livros para crianças: Hans Christian Andersen. O livro Andersen e suas histórias traz seis histórias do escritor dinamarquês, recontadas por Regina Drummond, em obra com o selo da editora Mundo Mirim.

Andersen e suas histórias...
O homem que é considerado o “pai” da literatura infantil, sendo o primeiro a escrever livros para crianças 

Muitas pessoas não sabem, mas no dia 2 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Essa data foi criada em homenagem ao dinamarquês Hans Christian Andersen, cujas obras de sua autoria são conhecidas no mundo todo. Entre elas estão: A pequena sereia, O Soldadinho de Chumbo e O Patinho Feio. 

Andersen e suas histórias é um livro publicado no Brasil pela Editora Mundo Mirim. Nesta obra, a escritora Regina Drummond reconta seis histórias do famoso escritor, cujos contos romperam as barreiras do tempo e ainda encantam as crianças. Regina Drummond deixou intacta as histórias de Andersen, mantendo a leveza e a poesia que as caracterizam. O ilustrador da obra, André Neves, usou toda sua arte e um toque brasileiro, de modo a aproximar as imagens do coração das crianças e de pessoas de todas as idades. 

Este livro é uma oportunidade para conhecer ou relembrar as histórias de O soldadinho de chumbo, A roupa nova do rei, Miudinha, O boneco de neve, O anjo e O patinho feio. Além de ser um incentivo para que crianças e adolescentes leiam cada vez mais livros.

Sobre a autora: Autora de muitos livros, contadora de histórias e tradutora, Regina Drummond vem desenvolvendo, há anos, projetos de estímulo à leitura e eventos para professores e alunos, com palestras, cursos, oficinas pedagógicas, show e narração de histo´rias, além de participar de feiras e bienais do livro, nacionais e internacionais.

Sobre o ilustrador: Nascido em Recife, André Neves vive atualmente no Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades relacionadas à literatura infantil e, em especial, à arte de criar imagens para infância. Hoje o ilustrador também é autor de vários livros, publicados por diversas editoras; vários deles premiados no Brasil e no exterior.

Sobre a Editora: A Mundo Mirim é uma editora voltada ao público infantil e juvenil cujas publicações para crianças e adolescentes têm o intuito de estimular o prazer de ler, fazer um apelo à imaginação e trazer à tona as grandes ideias que uma boa leitura desperta. Além disso, como a infância é uma fase de constante aprendizado, alguns livros também permitem abordagens didático-pedagógicas, um diferencial que amplia as possibilidades de aproveitamento das obras.


Ficha Técnica
ISBN: 978-617-3070-3
Páginas: 
56
Formato: 
21x28
Preço: 
R$ 34,90